Pessoas com cegueira ou baixa visão podem ter acesso ao serviço gratuito de reabilitação visual oferecido pela rede pública de saúde de Belo Horizonte. O atendimento é realizado no Centro de Referência em Reabilitação Noroeste (Creab Noroeste) e no Hospital São Geraldo, com foco no desenvolvimento da autonomia e da independência dos pacientes.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o acesso ao serviço ocorre mediante encaminhamento de um médico oftalmologista. Após a avaliação, o caso passa pela regulação da rede municipal para verificar a indicação do acompanhamento especializado.
O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, que elabora um plano terapêutico individualizado. Durante a reabilitação, os pacientes recebem orientações para facilitar atividades do dia a dia, como vestir-se, preparar refeições, organizar objetos e se locomover com mais segurança.
Quando necessário, também são disponibilizados recursos de tecnologia assistiva, como auxílios ópticos e bengalas articuladas, além de treinamento para utilização dos equipamentos em diferentes ambientes.
Foto: Divulgação/PBH
Fonte: @rede98oficial / Prefeitura de Belo Horizonte














