fbpx

BH recebe maior feira de empregabilidade para LGBTQIA+ da América Latina

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Com objetivo de promover empregabilidade e networking para estudantes e profissionais LGBTQIA+, será realizada entre este domingo (5) até quinta (9), em todo o Brasil, a Feira DiverS/A. A ação, organizada pela Mais Diversidade e que conta com o patrocínio do Grupo Sada, promove palestras, programas de mentoria, debates, concursos, além de conectar o público a empresas renomadas, que oferecem vagas de emprego e parcerias nas mais diversas áreas. Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+.

Em Belo Horizonte, o evento, que é a maior feira de empregabilidade da América Latina para o público LGBTQIA+, acontecerá na próxima quarta-feira (8), das 17h30 às 22h, no hotel Hilton Garden Inn (av. Prudente de Morais, 520, Cidade Jardim). As inscrições gratuitas podem ser feitas no site somente até este sábado (4). Haverá também transmissão online.

De acordo com Alexandre Sena, diretor de recursos humanos, comunicação e SESMT do Grupo SADA, é muito importante para o Grupo participar e ser patrocinador da feira, contribuindo para um mundo mais inclusivo, onde todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades.

“O objetivo da feira vai ao encontro do propósito do Grupo, que é a consolidação de práticas assertivas e perenes, que provoquem a inclusão de todas as pessoas. Nosso Grupo conta com diversidade nos seus negócios e também nas suas pessoas, mas somos conscientes de que podemos melhorar ainda mais para termos maior diversidade e inclusão, que está em nosso DNA. Esta será nossa primeira participação no evento, de muitos que iremos patrocinar e promover. Isso será fundamental para o incentivo à inclusão e aproximação com todas as pessoas da feira, sendo até mesmo um facilitador para futuras e novas oportunidades no Grupo SADA”, diz ele.

CEO da Mais Diversidade, Ricardo Sales afirma que, em 2022, um dos grandes destaques da feira, que está em sua oitava edição, é justamente o fato de chegar a cidades pelas quais nunca havia passado, como é o caso da capital mineira e de Porto Alegre. De acordo com ele, trata-se de uma grande oportunidade de conexão entre os participantes e empresas.

“É um evento muito especial, de caráter único, com uma abrangência muito grande. Para muitas dessas pessoas, o mercado ainda reproduz desigualdade e discriminação”, afirma ele.

E os números mostram bem essa realidade. De acordo com dados da própria Mais Diversidade, 45% das pessoas LGBTI+ não se sentem confortáveis para falarem sobre sua sexualidade para os outros. Ainda conforme estudo da entidade, 74% consideram que o mais importante para a comunidade no contexto de trabalho é justamente o ambiente inclusivo.

“Muitas dessas pessoas acabam deixando do lado de fora da empresa uma parte constitutiva delas, o que traz impactos na autoestima, na produtividade. Há muitas portas fechadas”, ressalta Sales.

Exemplos de sucesso de participantes da feira não faltam, conforme diz o CEO da Mais Diversidade. Em 2018, contou ele, uma pessoa de aparência masculina, que utilizava pronome masculino, o abordou. Posteriormente, essa pessoa fez a transição de gênero, conseguiu um emprego melhor do que tinha e foi até mesmo convidada para palestrar na feira. “Poder ser quem se é de forma autêntica é fundamental para o crescimento na carreira”, afirma.

Novidades

Uma das novidades da feira neste ano é o lançamento de uma plataforma de empregabilidade permanente. Quem quiser participar do evento e finalizar o cadastro na plataforma Feira DiverS/A – Gupy terá a oportunidade de acessar vagas de trabalho exclusivas para a população LGBTI+, oferecidas pelas empresas patrocinadoras.

Além disso, a ação em 2022 traz uma parceria inédita com a Meta (marca responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp). A empresa vai promover a oficina “Código Tech”, acerca dos desafios de código da Meta para o segmento de tecnologia, além de um bate-papo com a equipe de recrutamento e seleção com representantes do Pride@ – time de afinidade para pessoas LGBTI+ e aliados da companhia. As atividades são gratuitas para todos os participantes na feira.

No ano passado, quatro mil pessoas se inscreveram na feira, feita de modo online por conta da pandemia da Covid-19. O evento teve início no ano de 2015 como Reaching Out Brasil. A Mais Diversidade assumiu a organização em 2019.

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem