Militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foram aplaudidos após o resgate de uma idosa de 96 anos em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, neste domingo (5). A corporação atua no socorro às vítimas da enchente histórica no estado.
As imagens mostram os militares retirando a idosa da casa, que está alagada, e a colocando em um bote. Ela usa uma cadeira de rodas (veja vídeo acima).
Os bombeiros seguem com a mulher pelas ruas da cidade, que estão totalmente inundadas, e são aplaudidos quando ela é removida do veículo.
“Deus te abençoe, sempre atenda bem a todos e vocês vão ser muito felizes”, disse a idosa, enquanto agradecia aos militares que a resgataram.
No total, 28 militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foram enviados para atuar no resgate às vítimas da enchente histórica no Rio Grande do Sul desde a última quinta-feira (2).
Lotados em Belo Horizonte, esses oficiais atuaram no socorro do rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, e em missões internacionais, em Moçambique, Haiti e Turquia.
Alguns deles também foram enviados para Petrópolis (RJ), em 2022, e para a Bahia, em 2021, quando também foram acometidas por fortes enchentes.
Além dos Bombeiros, a Defesa Civil Estadual, a Polícia Militar, a Secretaria de Saúde, a Copasa e a Cemig também estão prestando apoio nos resgates e com doações.
83 pessoas morreram em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta segunda-feira (6). Outros 4 óbitos são investigados. Além disso, há 111desaparecidos e 291 pessoas feridas.
Imagem de drone mostra área de Porto Alegre na beira do Guaíba alagada no dia 4 de maio de 2024 — Foto: Renan Mattos/Reuters
Onde doar para o RS em BH?
➡️ Água mineral, cobertores, produtos de limpeza, ração para gatos e cachorros e de higiene pessoal são alguns dos itens essenciais que estão sendo solicitados para ajudar as famílias atingidas.
📍 Em Belo Horizonte, o Serviço Social Autônomo (Servas) lançaram uma campanha para arrecadar doações para comunidades afetadas pela tragédia. Os interessados podem doar presencialmente na sede do Servas (Avenida Cristóvão Colombo, 683, Savassi), das 8h às 18h de segunda a sexta, ou em dinheiro, pela chave pix: [email protected].
📍 As sete unidades da PUC Minas (Barreiro, Betim, Contagem, Coração Eucarístico, Poços de Caldas, Praça da Liberdade e São Gabriel) começam a receber doações a partir desta terça-feira (7).
📍 O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana, também está com três pontos de coleta de doações para o RS. Eles ficam próximos aos check-ins 1, da Azul; outro ao lado do guichê de informações na entrada do saguão do aeroporto e um no canal de inspeção, na sala de embarque doméstico.
fonte: Globo Minas.