Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros (CBMMG), duas pessoas morreram afogadas durante o fim de semana de carnaval em Minas Gerais. Desde as 18h de sexta-feira (17/2) até o início da manhã de hoje (20/2), os militares receberam 17 chamadas para ocorrências envolvendo afogamento.
A primeira ocorrência aconteceu na tarde de sábado (18), em Rio Grande, cidade que faz divisa com o estado de São Paulo. A vitíma, sexo masculino, de aparentemente 25 anos, teria pulado da ponte e se afogou. Ninguém estava no local no momento, apenas algumas pessoas que estavam passando de barco a cerca de 6 km de distância da ponte viram um corpo boiando e acionaram a equipe.
Não se sabe o nome do jovem, já que os bombeiros não encontraram nenhuma documentação ou pertence com ele. Após a perícia da Polícia Civil (PCMG), o corpo foi entregue à funerária.
Leia: Afogamentos: 17 pessoas já morreram em MG nos primeiros dias de 2023
O outro caso foi em São João da Lapa, Região Metropolitana de BH. Um homem, por volta das 6h30 de domingo (19), entrou em uma lagoa e acabou se afogando. A equipe foi acionada e conseguiu achar a vítima à noite, quando o corpo submergiu. O homem foi entregue ao serviço funerário responsável.
Desde o início deste ano, foram registradas pelos bombeiros 61 vítimas de afogamento em todo estado. Em janeiro, houve 42 óbitos. Em fevereiro, até o momento, 19.
DICAS DOS BOMBEIROS
Os afogamentos são as ocorrências que mais causam mortes durante feriados. Por isso, o Corpo de Bombeiro aconselha a seguir algumas dicas para evitar tragédias envolvendo afogamentos.
Banhe-se em rios e balneários que disponham do serviço de guarda-vidas;Respeite as sinalizações visuais de segurança, isolamentos de área de risco de afogamento, sinalizações sonoras e orientações dos guarda-vidas;Em rios de corredeiras não entre na água e, se embarcado, (deslocamento, pescarias) use sempre colete salva-vidas;Antes de entrar em embarcações, certifique-se de que o condutor seja habilitado, de que a lotação esteja adequada e de que a embarcação possua boa condição estrutural para navegação;Em rios sem corredeiras, os banhistas devem manter a água no máximo à altura da cintura ou utilizar colete salva-vidas, lembrando-se de que a profundidade em rios pode aumentar repentinamente;NUNCA entre na água após a ingestão de bebidas alcoólicas;Evite alimentos pesados antes de entrar na água;Certifique-se de que possua prática, condição física e técnica antes de realizar natação em rios e balneários. Caso contrário, mantenha-se em local seguro;Se estiver em perigo, mantenha a calma, flutue e acene por socorro e não nade contra a correnteza;