Lançada neste mês, a cartilha “Boatos” oferece orientações para que internautas possam identificar fake news na internet, evitando desinformação, fraudes e manipulação de opiniões. Produzida pelo CERT.br e NIC.br, a publicação destaca o uso do bom senso como primeira medida: “às vezes, a notícia é tão sem sentido que basta refletir um pouco para identificá-la como boato”.
A cartilha orienta observar sinais típicos de boatos, como títulos chamativos, alarmistas ou apelativos, textos que pedem para ser amplamente compartilhados, muitas curtidas ou comentários de apoio, ausência de autor ou citação de autores renomados para conferir credibilidade, e falta de data ou local dos fatos.
Um passo crucial para identificar boatos é buscar a fonte original da notícia, verificando quem é o autor e onde foi publicada. Isso ajuda a avaliar se a pessoa ou organização tem credibilidade. A cartilha recomenda desconfiar de notícias sem fontes e, se a fonte for citada, verificar se é oficial, confiável e se há comunicados que confirmem ou desmintam a notícia.
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil© Wilson Dias/Agência Brasil