Caso de meningite é registrado em estudante de escola estadual em BH; situação está sob controle

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi notificada sobre um caso de meningite do tipo B em um estudante da Escola Estadual Maurício Murgel, localizada no bairro Nova Suíça, região Oeste de Belo Horizonte.

Segundo a secretaria, todas as medidas de controle foram adotadas imediatamente conforme os protocolos do Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a SES-MG, a situação está sob controle, não há casos secundários relacionados ao episódio e não há recomendação para suspensão das aulas.

Entre as ações adotadas está a quimioprofilaxia — administração de antibióticos — em pessoas que tiveram contato próximo com o estudante, como medida preventiva para evitar a disseminação da doença.

A meningite é uma doença grave, com potencial de evolução rápida e riscos de complicações severas. A forma mais eficaz de prevenção continua sendo a vacinação. A vacina meningocócica conjugada ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, está disponível gratuitamente pelo SUS para adolescentes.

Números da doença:

Minas Gerais

  • 2024 (até 30/06): 473 casos e 67 óbitos
  • 2025 (até 09/06): 283 casos e 31 óbitos

Belo Horizonte

  • 2024 (até 30/06): 69 casos e 8 óbitos
  • 2025 (até 09/06): 82 casos e 9 óbitos

A SES-MG orienta pais e responsáveis a procurarem a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal dos adolescentes.

Encontre uma reportagem