A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) divulgou ontem novo boletim sobre as pessoas afetadas pela chuva em Minas Gerais. Segundo a Cedec, são 52.479 pessoas fora de suas casas – 45.815 desalojadas e 6.664 desabrigadas no estado. Em 24 horas, o número de afetados pela chuva aumentou 12.200.
Minas Gerais contabilizou, no mesmo período, 2.200 desabrigados por causa das chuvas. Além disso, foram contabilizados 10 mil novos casos de desalojados. Segundo a Cedec, 25 pessoas morreram na tragédia que afeta o estado. Sendo assim, não houve mortes contabilizadas ontem.
Mas o número de mortes pode aumentar, já que os 10 óbitos decorrentes do acidente em Capitólio não serão computados no balanço do período chuvoso até o encerramento das investigações. O estado já decretou situação de emergência em 377 cidades mineiras.
PREVISÃO
De acordo com o Inmet, a previsão para hoje é de céu parcialmente nublado com temperatura elevada, pancadas de chuva, trovoadas isoladas. Ou seja, clima típico do verão. Estação marcada historicamente pela ocorrência de pancadas de chuvas passageiras e localizadas em dias mais quentes e umidade alta, intercalada com chuvas que em alguns casos poderão ser intensas e acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas.
Com chuvas históricas, é bom que todos fiquem em alerta, já que ao menos 138 cidades de Minas Gerais decretaram situação de emergência, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil estadual. Para Minas Gerais, conforme o Inmet, hoje há risco potencial de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, ventos intensos (40-60km/h) e queda de granizo nas regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste e Oeste de Minas. Mas assegura baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
GRANIZO
Pelo menos dois bairros de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, registraram chuva de granizo na tarde de ontem. Segundo um morador do Bairro Eldorado, choveu forte por meia hora no local. “O granizo não foi muito, mas com pedrinhas de um centímetro e muito raio. Por volta das 15h15, a chuva já havia acabado”, comentou.
Após a manhã ensolarada, a chuva virou pauta nas redes sociais. “Que chuva é essa em Contagem? Granizo, raio, temporal absurdo”, disse uma usuária. Outra comentou sobre o temporal no Bairro Cidade Industrial. “Chuvão de granizo na Cidade Industrial, em Contagem”, disse.