Inúmeras histórias marcam a tragédia que assola o Rio Grande do Sul ao longo das últimas semanas. Talvez em uma das mais comoventes delas, quatro integrantes de uma mesma família foram encontrados abraçados sob a terra após a casa em que estavam ser atingida por um deslizamento em Roca Sales, no interior gaúcho.
Foram registradas cinco vítimas no total: além do pai, que estava em outro cômodo quando a terra atingiu a casa, foram localizados mãe, dois filhos (entre eles, uma menina de 13 anos) e a esposa do filho mais velho.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que auxilia nos resgates no estado vizinho, atendeu a ocorrência no último domingo (5). O deslizamento que resultou nas mortes trágicas teria ocorrido dias antes, mas as forças de resgate tiveram dificuldade de chegar ao local devido à complexidade do terreno.
Conforme os bombeiros, a casa em que a família encontrada em Roca Sales estava foi brutalmente atingida por um deslizamento de cerca de 300 metros em meio às fortes chuvas. Para chegar até a residência, equipes foram de viatura até um ponto e, por conta da situação do local, percorreram cerca de 4 km a pé, carregando equipamentos.
Ao chegar no local em que a casa deveria estar, na manhã do dia 5, quase não conseguiram avistar a residência. Ainda assim, continuaram buscando pela família que morava por ali. “A casa ficou totalmente destruída, mas ainda com algumas partes aparentes e, por isso, tínhamos um local e indícios para começar as buscas”, disse o Corpo de Bombeiros.
Após mais de 12 horas de trabalho, o que envolveu também escavação, a equipe finalmente conseguiu localizar a família. Quatro dos integrantes estavam abraçados entre si em um dos cômodos, segundo registro feito pela equipe de bombeiros.
Fonte: Itatiaia.