Municípios estão recebendo treinamento especializado para desempenhar uso de drones de combate à dengue pela Aero Engenharia
Por todo o Brasil, não há dúvidas de que a dengue é um problema sério e atemporal. A luta pelo combate ao mosquito diz respeito a uma missão que assombra gestores públicos que lutam por verões menos epidêmicos e sistemas de saúde mais robustos. Em Minas Gerais, o combate à dengue ganhou uma nova extensão com uma tecnologia inovadora da Aero Engenharia, empresa especialista em Geoanalytics. Atualmente, mais de 300 municípios são atendidos pela solução criada pela marca: o Techdengue, com drones que atuam desde a identificação até o tratamento de focos de reprodução do Aedes aegypti.
E se, para alguns, a redução das chuvas traz um alívio quanto às arboviroses, para os especialistas da Aero Engenharia, a profilaxia da dengue durante todo o ano é a chave para mudar o cenário de saúde no estado e no país. Como parte dessa missão, a empresa promove a preparação das cidades que aderem ao Techdengue (techdengue.com) por meio da capacitação dos representantes públicos. “Por se tratar de um produto novo é de extrema importância que os municípios conheçam nossa metodologia e entendam como vão funcionar, na prática, todas as cinco etapas do Techdengue para que consigam extrair o máximo de benefícios da nossa solução”, afirma o CEO da Aero Engenharia, Cláudio Ribeiro.
No treinamento, inicialmente, são realizadas apresentações presenciais, por meio das parcerias com os Consórcios Intermunicipais de Saúde, quando estes intermedeiam a contratação da solução, e diretamente com os municípios quando não há envolvimento de terceiros. Nelas, são detalhados o funcionamento do sistema e suas aplicações, além da realização de demonstrações práticas com os drones. Posteriormente, o treinamento inclui componentes on-line, com encontros focados em aspectos técnicos da implementação, como a manipulação de dados na plataforma do Techdengue. Adicionalmente, é disponibilizado um curso EAD (Educação à distância) com cinco módulos de capacitação, contendo videoaulas e e-books, projetado para atender diversas modalidades de aprendizado.
Aproximadamente 700 representantes dos mais de 350 municípios atendidos já receberam a capacitação. Entre eles estão prefeitos, secretários municipais de saúde, representantes dos consórcios, entre outros gestores municipais. Por uma questão de logística, as apresentações são feitas nas cidades onde ficam as sedes dos consórcios. Assim, todos os municípios consorciados podem ser atendidos de uma única vez. Até hoje foram realizadas apresentações para 8 consórcios o que totaliza aproximadamente 250 municípios.
Cláudio Ribeiro e o COO da Aero Engenharia, Renato Mafra vivenciam de perto o efeito e a evolução das parcerias entre o Techdengue e a gestão pública nos municípios mineiros. “Já são dez consórcios parceiros do Techdengue e desses, 8 já receberam a apresentação presencial e deram sequência nas capacitações online. Os demais, receberão as apresentações nas próximas semanas”, completa o CEO.