fbpx

Cidades poderão doar doses a municípios que não concluíram a vacinação em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Municípios mineiros que concluíram a vacinação de toda a população com 18 anos ou mais poderão doar vacinas a cidades que ainda não finalizaram a imunização.

A informação foi divulgada após reunião do secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, com pelo menos 27 prefeitos de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (13).

A principal demanda dos municípios foi discutir a quantidade de vacinas repassadas para as cidades.

Municípios pequenos estão reclamando da distribuição de doses de vacinas. Alguns não conseguiram concluir vacinação da população acima de 18 anos, como é o caso de Igarapé, na Grande BH. A cidade chegou a receber doses de Coronavac vindas de São Joaquim de Bicas, município vizinho.

“Às vezes os municípios menores vêm sofrendo com a diferença dos municípios maiores, que estão evoluindo na vacinação. E esses municípios vêm pedindo que a gente possa fazer de uma forma mais uniforme, mais igualitária essa distribuição de vacina”, disse Ilce Rocha (PSDB), presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel).

Ela ainda disse que o secretário falou que Minas Gerais “está com essa vacinação sob controle”. “Que a vacina tem chegado e tem sido distribuída da melhor maneira possível. E que não há nenhum problema. Que vai cumprir o programa nacional de imunização”, relatou.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), as vacinas poderão ser redistribuídas por meio das Regionais de Saúde ou conforme pactuação entre os próprios municípios.

Uma deliberação publicada em 3 de setembro permite que os municípios que tenham Coronavac disponível e que já tenham vacinado população acima de 18 anos possam fazer repasse à outras prefeituras que ainda não concluíram a imunização.

Encontre uma reportagem