A Secretaria de Estado de Saúde informou, na noite desta sexta-feira (25), que a equipe do Centro de Operações de Emergência de Saúde emitiu parecer favorável à retomada das aulas presenciais para os municípios que estão na onda vermelha do programa Minas Consciente.
Até agora, apenas regiões que estão nas ondas verde e amarela do programa poderiam voltar às aulas presenciais. Na última segunda-feira (21), as escolas estaduais de 16 municípios já reabriram as escolas.
A decisão deve ser formalizada em ato normativo, que vai recomendar e regulamentar as hipóteses de retorno em conformidade com os protocolos sanitários do Minas Consciente.
De acordo com governo, alguns indicadores foram levados em consideração para a medida. Uma delas é que apenas 7,4% dos casos confirmados e 0,2% dos óbitos por Covid-19 estão no grupo entre 0 e 18 anos.
Além disso, houve redução de 13% nas solicitações gerais para internação nas últimas quatro semanas. Já a taxa de incidência caiu 3% nos últimos 14 dias. E também houve queda de óbitos e internações na faixa etária maior de 60 anos.
As regiões que estão na onda vermelha, mas em áreas de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, não poderão retomar as aulas presenciais. Estão neste estágio as macrorregiões Centro-Sul, Leste do Sul, Nordeste, Oeste e Sul.
A retomada também será suspensa caso o estado volte para a Onda Roxa do plano.