O câncer de mama é o mais prevalente entre as mulheres de todo o mundo. É a quinta causa de morte por câncer em geral e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.
Muito já se sabe sobre prevenção e tratamento dessa doença. E a resposta é sim! A alimentação pode prevenir o desenvolvimento de câncer de mama!
Os hábitos de vida saudáveis são a melhor forma de prevenção. Dentre os hábitos que estão mais relacionados com a prevenção estão uma alimentação balanceada, manter a prática de exercícios físicos e uma composição corporal adequada.
No quesito alimentação não existe um alimento isolado capaz de prevenir ou desencadear o câncer e sim um conjunto de hábitos alimentares.
Os grupos alimentares que possuem nutrientes e compostos nutricionais capazes de prevenir o câncer de mama são alimentos in natura ou minimamente processados. Desta forma, se deseja reduzir o risco de desenvolver algum tipo de câncer a sua base alimentar deve ser frutas, verduras, legumes, cereais, feijões e qualquer outro alimento natural. A recomendação é consumir cerca de 400 gramas de vegetais por dia. Isso daria umas 3 frutas mais 3 porções de verduras e legumes por dia. Outra dica muito importante é a variedade das cores. Consuma sempre alimentos de cores variadas ao longo do dia. Quanto mais colorida, melhor!!!
Já os alimentos que aumentam o risco de desenvolvimento de câncer são os alimentos ultra processados (biscoitos, salgadinhos, lasanhas prontas…) e industrializados. O refrigerante, por exemplo, contém a substância 4-MI que é classificada como possivelmente cancerígena pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde. Além disso, o consumo de álcool também aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama.
De forma geral, a melhor forma de prevenir o câncer de mama é manter uma alimentação balanceada, se manter fisicamente ativo e ter uma composição corporal adequada.
E então, você tem se preocupado com a sua saúde? Se imagine daqui uns anos e reflita: o que está fazendo hoje para ter um envelhecimento saudável e ativo? O que mais poderia fazer?
Um grande abraço e até a próxima!
Me envie sugestões de temas para as próximas postagens: 31 98872-3586
Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351
@nutrirobertabianchinni