COLUNA – O Telemarketing ainda funciona?

Com todo esse tempo de experiência posso responder essa pergunta sem sombra de dúvidas: SIM, o telemarketing funciona muito e gera grandes resultados! Fica evidente que um “tele” muito bem trabalhado e direcionado pode mudar completamente a sua forma de fazer negócio, porém ele precisa ser muito bem pensado, estruturado e treinado!

Para isso é importante compreender que o telemarketing precisa ter um direcionamento, posicionamento e uma organização. Muita gente pensa que somente as mensagens instantâneas do whatsapp são suficientes, porém o contato que o telemarketing desempenha com as pessoas é muito mais aproximativo e preza por um feedback e retorno do cliente. 

É importante ressaltar que essa ferramenta nem sempre vai funcionar para todo tipo de serviço ou produto, no entanto, a maioria dos negócios que tem esse contato direto com os clientes e pretendem solucionar problemas, terá bons resultados. 

Isso nos leva à reflexão de que algumas mudanças de comportamento e padrões precisam ser revisados. A utilização de uma maneira formal para se dirigir às pessoas como “senhor e senhora”, por exemplo, é um dos casos mais clássicos que facilitam a criação de um distanciamento, uma associação com vendas diretas e que pode resultar no fim da ligação.

Para quebrar essa barreira, é necessário criar um padrão de atendimento próprio que leve em consideração os valores da empresa, tanto para o telemarketing ativo (quando a empresa liga para vender), quanto para o passivo (quando o cliente liga para comprar). É preciso criar um script que facilite a comunicação e quebre a barreira entre o receptor e o emissor da mensagem, de forma que ambos consigam trocar informações. 

Outro ponto fundamental é focar na motivação. É importante para o cliente sentir uma energia positiva, um sorriso e um carinho na voz dos colaboradores, afinal, ninguém quer falar com pessoas desmotivadas e desacreditadas, não é mesmo?! Utilize termos que mudam o seu tratamento, “muito bom dia, muito boa tarde, seja muito bem-vindo, que bom que você veio” são coisas tão simples que trazem muito impacto.

E nada de deixar o telefone tocando, lembre-se que o cliente não tem tempo de esperar e caso você não atenda o seu concorrente irá fazê-lo. Mude o pensamento e tenha em mente que quando o telefone toca, significa que a venda está chegando e junto com ela vem os resultados esperados. 

O ideal é que você coloque em prática tudo o que colocamos aqui e comece a perceber a assertividade das vendas e os resultados incríveis ao aplicar cada pequeno processo na sua rotina.

Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo




<!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:”Cambria Math”; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-469750017 -1073732485 9 0 511 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:8.0pt; margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:11.0pt; mso-ansi-font-size:11.0pt; mso-bidi-font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:8.0pt; line-height:107%;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} –>
COLUNA – O Telemarketing ainda funciona? Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

Publicidade

Previous
Next