sábado, 20 de abril de 2024

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COLUNA: Pós-venda como estratégia para ser lembrado

Por Dentro De Tudo:

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O pós-venda é uma das etapas essenciais da venda. É nesse momento que o vendedor pode construir um relacionamento mais profundo com o seu cliente e consequentemente obter fidelização, indicação e conquistar novas vendas. 

Como funciona o pós-venda? Depois de fechar uma compra, o próximo passo é obter um feedback sobre o produto ou serviço oferecido. Essa é uma maneira de demonstrar que você se importa e que está disposto a melhorar os seus serviços e assim ficar cada vez mais próximo da excelência. 

Uma forma prática de obter esse retorno é realizar uma ligação para o cliente, alguns dias depois da compra. Você pode fazer algumas perguntas simples, por exemplo: “Como foi sua experiência de compra na nossa empresa?”, “O que você achou do produto ou serviço?”, “As suas expectativas foram atendidas?”, “O que você acha que podemos melhorar?” e “Você foi bem atendido?”. Questões como essas demonstram o interesse de melhoria e cuidado com as pessoas. Ao final, você pode encerrar a conversa dizendo que está à disposição.

É muito importante compreender e adequar a linguagem para cada tipo de pessoa, antes de conversar, verifique o melhor canal de comunicação. Se você tem um público que não é muito adepto às ligações, uma outra sugestão é fazer uma pesquisa pelo WhatsApp ou até mesmo um formulário rápido e prático de ser preenchido. 

Uma outra forma de se conectar com as pessoas é lembrar dos momentos que são importantes para elas, como aniversários e datas comemorativas. Envie uma mensagem aos clientes nessas ocasiões, mas lembre-se de não exagerar na frequência das mensagens, para não cansar a sua audiência. Com essa atitude, o consumidor fica sensibilizado e ao mesmo tempo valoriza o seu modo de trabalhar.

Se durante esse processo, você receber alguma sugestão ou crítica, anote imediatamente a demanda e estabeleça estratégias de melhorias, desta forma, quando o cliente o procurar novamente, perceberá a mudança realizada e ficará satisfeito de ter sido ouvido. 

Percebeu o quanto essa etapa pode agregar valor a um vendedor e gerar novos negócios? A proposta do pós-venda é fazer com que o vendedor crie um relacionamento e se faça presente. É uma forma de ser lembrado e conquistar o reconhecimento. Assim, quando o seu cliente precisar realizar uma nova compra, ele lembrará do seu trabalho, do que você oferece e de quem você é enquanto vendedor e ser humano.

Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo

Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

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