sábado, 27 de abril de 2024

Contato

COLUNA: Quantas expectativas cabem na busca pelo primeiro emprego?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O sonho do primeiro emprego vai além da ideia de ter o seu próprio dinheiro e dos planos que você faz para ele.  O sonho do primeiro emprego é mais do que a matéria, é o “start” de uma nova carreira, de uma nova forma de lidar com a vida, de um novo mundo cheio de possibilidades e responsabilidades.

Quem está iniciando uma vida profissional, observa como o mundo corporativo se comporta e quais são as exigências que ele faz. Toda essa demanda cria naturalmente uma ansiedade no que diz respeito às suas competências e também traz um pouco daquela insegurança em saber “será que vou dar conta?”, ou ainda, “será que alguém me dará essa oportunidade?”.

Se esse é o seu caso, começo essa coluna pedindo calma! Nessa trajetória de procurar o primeiro emprego é natural que muitos pensamentos borbulhem na sua cabeça, porém é muito importante que você tenha a calma como principal aliada, nós nunca teremos todas as respostas, mas podemos buscar por algumas delas. 

A vida funciona como em um jogo, para você poder finalizá-lo precisará passar por diversas fases. Portanto, tenha em mente que ninguém começa como CEO de uma multinacional, logo o seu primeiro emprego será a primeira etapa da sua carreira, então tenha a certeza de que as conquistas virão, mas que para que isso aconteça, você precisará passar pela primeira fase com bastante persistência.

Para passar na primeira fase, você deve procurar seu primeiro emprego em programas que estimulem a inserção no mercado de trabalho como o Jovem Aprendiz, nesses programas é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo, dessa forma você adquire conhecimento e experiência.

Uma outra forma de conquistar experiência e desenvolver habilidades é o trabalho voluntário. Sabe aquela ONG perto da sua casa, que faz aquele trabalho bacana e ajuda várias pessoas? Então, com esse tipo de trabalho você pode aprender muito sobre organizações do terceiro setor e criar um diferencial no seu currículo.

Os trabalhos como freelancer assim como os temporários também são ótimas alternativas para se obter experiência e testar suas competências, por mais que não tenham uma estabilidade, eles proporcionam conhecimento e ampliam sua rede de contatos.

Por último e não menos importante, invista sempre em conhecimento! Se a grana tiver curta, procure um curso online e gratuito de inglês, de Microsoft Office ou alguma habilidade que o mercado sempre coloca como requisito. Lembre-se sempre: o conhecimento é poder! E para colocar tudo isso em um papel, desenvolva um currículo conciso e objetivo e não se esqueça: mentir no currículo é o pior caminho. Comece a sua vida profissional sempre com a verdade e demonstre sempre a sua vontade de aprender!

Francielle Rocha
Gestão e empreendedorismo

Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.