Com o mês de dezembro cheio de confraternizações, é comum que as pessoas se vejam diante do desafio de equilibrar os compromissos sociais com uma rotina saudável. O consumo excessivo de alimentos calóricos, gordurosos, açucarados e bebidas alcoólicas é comum em festas, mas especialistas alertam que, para evitar impactos na saúde, o segredo está em manter a regularidade nos hábitos saudáveis quando não estamos comemorando.
A endocrinologista Isabela Carballal, do Hospital Brasília Águas Claras, destaca que as confraternizações são pontuais e não têm grande impacto se a alimentação entre elas for equilibrada. Segundo ela, o problema surge quando a alimentação desregrada se estende por todo o mês.
O nutricionista Bernardo Romão de Lima, da Universidade de Brasília, também defende que manter uma rotina saudável, com exercícios físicos e hidratação, permite que os efeitos das festas não alterem significativamente o metabolismo.
Dicas para se manter saudável:
• Praticar exercícios físicos regularmente.
• Manter uma alimentação rica em fibras.
• Controlar a ingestão de gorduras e carboidratos.
• Beber bastante água.
A nutricionista Juliana Tieko Kato sugere, ainda, moderação durante as festas. Comer devagar, saborear os alimentos e reconhecer o momento de saciedade são atitudes que ajudam a evitar excessos. Para quem organiza festas, o planejamento do cardápio também é importante, priorizando ingredientes in natura e evitando desperdícios.
Manter o equilíbrio durante o mês das confraternizações pode ser simples com pequenos ajustes na rotina, garantindo o prazer das festas sem comprometer a saúde.