Centenas de consumidores que utilizaram a pasta de dente Colgate Total Prevenção Ativa sabor Clean Mint relataram efeitos adversos nas redes sociais e no site “Reclame Aqui”. Segundo as denúncias, o uso do produto tem causado aftas, bolhas, sangramentos na gengiva e dores nas amígdalas. As reclamações começaram após a marca reformular a composição do creme dental.
“Tem 15 dias que comecei com muitas feridas na boca, embaixo da língua, garganta, por dentro da bochecha, sem falar na dor insuportável. Minha gengiva está toda ferida, quase não consigo escovar os dentes. Achei que fosse algo do estômago, mas descobri que o problema é a nova fórmula do creme dental Colgate, porque uso há anos e nunca tive nada”, relatou um consumidor.
Outra usuária afirmou que precisou de atendimento médico. “Tive que ir ao pronto atendimento neste domingo (23) para aliviar os sintomas. Comecei a tomar corticoide hoje e espero que melhore”, disse.
13 casos reportados à Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que recebeu oito notificações relacionadas a 13 casos de reações adversas ao creme dental Colgate Total Prevenção Ativa sabor Clean Mint entre 1º de janeiro e 19 de março deste ano. Os principais sintomas relatados foram:
• Inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
• Sensação de queimação ou ardência;
• Sensação de dormência nos lábios e na boca;
• Sensação de ressecamento ou boca seca;
• Gengiva sensível ou irritada;
• Vermelhidão nos lábios e na boca.
A Anvisa informou que segue monitorando o caso e incentivou consumidores e profissionais de saúde a reportarem reações adversas pelo sistema de Cosmetovigilância da agência.
O que diz a Colgate
Em nota, a Colgate afirmou que a nova fórmula do Colgate Total inclui fluoreto de estanho, um ingrediente amplamente utilizado e seguro. Segundo a empresa, a reformulação é resultado de mais de dez anos de pesquisa e testes com consumidores, incluindo no Brasil.
“Nossos produtos passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo. No entanto, uma pequena parcela das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”, informou a empresa.
A Colgate recomendou que consumidores que apresentarem sintomas interrompam o uso do produto e entrem em contato pelo telefone 0800 703 7722.
O que fazer em caso de reação adversa
A Anvisa orienta que qualquer pessoa que apresentar sintomas após o uso da pasta de dente Colgate Total Prevenção Ativa sabor Clean Mint suspenda imediatamente o uso e registre a ocorrência no site oficial do órgão: www.gov.br/anvisa.
A Colgate também disponibiliza um canal de atendimento ao consumidor pelo telefone 0800 703 7722.
Foto: Divulgação
Fonte: Anvisa, Reclame Aqui, Colgate