Crise financeira em Minas pode ameaçar redução do IPVA e gerar preocupação com salários em 2027

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A situação financeira de Minas Gerais pode impor desafios à próxima gestão estadual, incluindo a garantia do pagamento dos servidores públicos em janeiro de 2027. Apesar das preocupações, não há confirmação oficial de que os salários serão atrasados.

Um dos pontos de atenção é a promessa de Cleitinho Azevedo (Republicanos), que deverá assumir o governo em 2027, de reduzir o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Caso a medida seja implementada, a arrecadação estadual poderá diminuir, exigindo ajustes no orçamento.

Outro desafio é a dívida de Minas Gerais com a União, estimada em aproximadamente R$ 187,5 bilhões. O volume de compromissos financeiros aumenta a pressão sobre as contas públicas e exige planejamento para manter os serviços e honrar as despesas obrigatórias.

Uma alternativa em discussão é a revisão de benefícios fiscais concedidos a empresas e setores econômicos, que somam cerca de R$ 25 bilhões. No entanto, esse valor não representa recursos que poderiam ser recuperados integralmente de forma imediata, e eventuais mudanças dependeriam de análises e, em alguns casos, de aprovação legislativa.

Diante desse cenário, a próxima administração terá de equilibrar as despesas, avaliar as receitas disponíveis e estudar a viabilidade de reduzir o IPVA sem comprometer outros compromissos financeiros do estado.

MINAS ENFRENTA DESAFIOS FINANCEIROS, E REDUÇÃO DO IPVA EM 2027 ENTRA EM DEBATE

Fonte: Por Dentro de Minas
Texto: Gabriel Lellis
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

Encontre uma reportagem