A deputada federal mineira Duda Salabert (PDT) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados, em Brasília, na última segunda-feira (29/4), que visa instituir o “Dia Nacional do Veganismo”, que seria comemorado anualmente no 2 de abril.
Além da criação da data, a proposta prevê que o dia promova a “conscientização sobre os benefícios do veganismo para a saúde humana, para os animais e para o meio ambiente” e incentivar o debate sobre o tema.
Ainda, quer “apoiar e divulgar a produção de alimentos e produtos veganos no país” e “estimular a realização de eventos educativos, formativos e culturais que promovam o veganismo”.
A justificativa do projeto de lei argumenta que “o veganismo é mais do que uma dieta, é uma postura ética frente às questões de direitos dos animais, sustentabilidade ambiental e saúde humana”.
“Por estas razões, a instituição de um Dia Nacional do Veganismo serviria para educar e informar a população sobre os benefícios e princípios do veganismo e também para encorajar o desenvolvimento de políticas públicas que apoiem a produção e o consumo de produtos veganos, assim como a proteção dos direitos dos animais”, completa o texto.
Fonte o Tempo.