quinta-feira, 9 de maio de 2024

Contato

Disparada no preço do carros e alta dos combustíveis alavancam venda de motos em Minas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A combinação envolvendo a disparada no preço de carros novos e usados, as constantes altas dos combustíveis e, ainda, o crescimento do mercado de entregas na pandemia de Covid-19 resultou em uma forte comercialização de motos nos últimos meses. Para se ter uma ideia, o emplacamento de motocicletas no Estado de Minas Gerais registrou, nos últimos 12 meses, uma elevação de 32,2%, conforme dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

No mesmo período, a quantidade de carros emplacados em Minas caiu 7,57% e o número geral de novos veículos registrados no Estado teve uma queda de 5,9%. A redução na quantidade de outros tipos de automóveis e o crescimento das motocicletas fez com que este tipo de veículo represente, hoje, 37,8% da frota mineira. 

O número de motocicletas em circulação fez crescer também a quantidade de condutores desse tipo de veículo. Em Minas Gerais, entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2022, houve um aumento de 3,6% na quantidade de motoristas habilitados para motocicletas.

“Os consumidores brasileiros reconhecem na motocicleta um veículo ágil, econômico, com preço acessível e baixo custo de manutenção e com a escalada dos preços dos combustíveis esses benefícios ficaram ainda mais evidentes”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Segundo projeções da entidade, as vendas de motocicletas tiveram alta de 76% na comparação entre março de 2021 e março de 2022. Ainda de acordo com a Abraciclo, o mercado de motocicletas tem previsão de produzir 1,2 milhão de unidades neste ano, o que representa um crescimento de 7,9% em relação ao ano passado. 

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.