sábado, 20 de abril de 2024

Contato

Dom Francisco nomeado novo Bispo da Diocese de Sete Lagoas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Vaticano anunciou na manhã desta quarta-feira (10) o nome do novo bispo da Diocese de Sete Lagoas. Trata-se de Dom Francisco Cota de Oliveira, de 51 anos, que é natural de Onça do Pitangui (MG). A posse canônica de Dom Francisco ocorrerá dia 01 de agosto de 2020 (sábado), em horário e local a serem informados. Ele se tornará o sexto bispo da história da Diocese.

A decisão do Papa Francisco foi comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil. Ele sucede a Dom Aloísio Vitral, que pediu renúncia em novembro de 2019, para se dedicar a novos caminhos pastorais, mais voltados para uma “espiritualidade do cotidiano”.

Sobre o novo bispo

Dom Francisco Cota de Oliveira, natural de Onça do Pitangui (MG), nasceu no dia 05 de agosto de 1969, sendo o 4º filho entre 9 irmãos. Tem a mãe e um dos irmãos falecidos.

Além dos trabalhos paroquiais, Dom Francisco sempre colaborou em outras atividades em favor da Diocese, Pastorais e Movimentos. Foi Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude. Lecionou Iniciação doutrinária (Catecismo da Igreja Católica) no Seminário Propedêutico da Diocese. Lecionou Iniciação à Lógica, no Curso de Filosofia da Diocese.

É Promotor de Justiça na Causa pela Beatificação do Servo de Deus Padre Libério. Foi Assessor Diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade e Diretor Espiritual Diocesano do ECC 3ª Etapa. Foi Vigário Forâneo por 03 mandatos e por fim, foi membro do Conselho Econômico Diocesano como Ecônomo Adjunto.

No dia 7 de junho de 2017 foi nomeado bispo titular de Fiorentino e auxiliar de Curitiba. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 26 de agosto desse mesmo ano.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.