fbpx

Dom Francisco nomeado novo Bispo da Diocese de Sete Lagoas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Vaticano anunciou na manhã desta quarta-feira (10) o nome do novo bispo da Diocese de Sete Lagoas. Trata-se de Dom Francisco Cota de Oliveira, de 51 anos, que é natural de Onça do Pitangui (MG). A posse canônica de Dom Francisco ocorrerá dia 01 de agosto de 2020 (sábado), em horário e local a serem informados. Ele se tornará o sexto bispo da história da Diocese.

A decisão do Papa Francisco foi comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil. Ele sucede a Dom Aloísio Vitral, que pediu renúncia em novembro de 2019, para se dedicar a novos caminhos pastorais, mais voltados para uma “espiritualidade do cotidiano”.

Sobre o novo bispo

Dom Francisco Cota de Oliveira, natural de Onça do Pitangui (MG), nasceu no dia 05 de agosto de 1969, sendo o 4º filho entre 9 irmãos. Tem a mãe e um dos irmãos falecidos.

Além dos trabalhos paroquiais, Dom Francisco sempre colaborou em outras atividades em favor da Diocese, Pastorais e Movimentos. Foi Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude. Lecionou Iniciação doutrinária (Catecismo da Igreja Católica) no Seminário Propedêutico da Diocese. Lecionou Iniciação à Lógica, no Curso de Filosofia da Diocese.

É Promotor de Justiça na Causa pela Beatificação do Servo de Deus Padre Libério. Foi Assessor Diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade e Diretor Espiritual Diocesano do ECC 3ª Etapa. Foi Vigário Forâneo por 03 mandatos e por fim, foi membro do Conselho Econômico Diocesano como Ecônomo Adjunto.

No dia 7 de junho de 2017 foi nomeado bispo titular de Fiorentino e auxiliar de Curitiba. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 26 de agosto desse mesmo ano.

Encontre uma reportagem