O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, declarou que os casos de infecção pelo superfungo Candida auris estão controlados no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, onde quatro infecções foram confirmadas. Dois pacientes já receberam alta, um permanece internado, e o quarto infectado faleceu, embora a morte não tenha relação direta com o fungo. Outras 27 pessoas aguardam resultados de exames.
Em entrevista, Baccheretti reforçou que não há registros de Candida auris em outros hospitais do estado, e a população saudável não corre risco, sendo a preocupação maior com pacientes frágeis internados. O primeiro caso foi de um paciente que havia estado na Colômbia, onde o fungo é mais comum.
O Candida auris é considerado uma ameaça à saúde pública por sua alta resistência a medicamentos e capacidade de causar infecções graves, especialmente em pacientes imunocomprometidos. A Anvisa emitiu alertas sobre o fungo, que pode sobreviver por longos períodos no ambiente e é de difícil eliminação.
Fonte: G1 Minas
Foto: TV Globo/Reprodução