fbpx
sexta-feira, 14 de junho de 2024

Contato

Enem 2023: tudo o que você precisa saber sobre o 1º dia de provas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 é neste domingo, 5 de novembro (5/11). No dia da prova é importante se organizar para levar o necessário para realizar a prova. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber para o dia, em que serão aplicadas provas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, além da redação.

Qual o horário da abertura dos portões?

Os portões ficarão abertos das 12h às 13h, conforme o horário de Brasília, neste domingo, 5 de novembro de 2023 (5/11). Não serão tolerados atrasos.

Quanto tempo tenho para fazer a prova?

No primeiro dia, os candidatos terão 5h30 minutos para realizar o exame, entre 13h30 e 19h (horário de Brasília). No próximo domingo (20), quando serão aplicadas provas de matemática e ciências da natureza, são 5h. 

O que pode levar no ENEM? 

  • Documento com foto (RG ou CNH, por exemplo)
  • Caneta esferográfica preta de material transparente
  • Número de inscrição (cartão de confirmação de inscrição)
  • Máscara facial (exceto em locais onde houver decreto que desobriga o uso)

A novidade desta edição é que serão aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital, que deverão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Não serão aceitas fotos da tela do celular.

É permitido levar lanche no ENEM?

Não é obrigatório levar lanche para o Enem. Contudo, é recomendado devido ao tempo de duração da prova. Uma garrafa com água também é uma boa pedida. 

Como saber o local da prova do Enem?

  • Entre no site do Inep e acesse a página do participante. 
  • Em seguida, insira o número do CPF e a senha cadastrada no momento em que fez a inscrição.
  • Ao entrar na Página do Participante, você verá a opção Local de Prova. Basta clicar e verificar o nome da escola, endereço e sala designados. 

Nos dados do Cartão de Confirmação, o candidato poderá ver detalhes sobre o teste, como data, horário e assuntos das provas em cada dia de prova. Embora não seja necessário, o Inep recomenda que este cartão seja impresso e levado no dia do exame. 

Como ir ao local de prova?

O transporte público de Belo Horizonte está reforçado neste domingo. Com isso, ônibus e metrô podem ser opções. Clique aqui para saber mais sobre horários.

O que vestir?

O edital não apresenta restrições. As únicas proibições são com óculos escuros, relógios e artigos de chapelaria, como bonés, chapéus, viseiras e gorros. Artigos religiosos, como burca e quipá, também precisam passar por revistas do aplicador de provas para que possam ser utilizados dentro da sala de provas.  

Como acompanhar o resultado?

Pelo quinto ano seguido, O Tempo e o Chromos – Colégio e Pré se unem para divulgar o gabarito extraoficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Às 18h40, os estudantes já poderão conferir as respostas para as questões, conforme a avaliação dos profissionais da instituição

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.