Escola Livre de Artes em Belo Horizonte abre 2 mil vagas em cursos gratuitos da área cultural

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) abriu mais de 2 mil vagas para atividades formativas na Escola Livre de Artes – Arena da Cultura, que fica no Centro da capital mineira. Os cursos são gratuitos e estarão disponíveis em formato presencial e virtual, em diversas unidades culturais e por meio da Escola Expandida.

São ofertadas mais de 100 ações de formação artística e cultural, entre rodas de conversa, workshops, laboratórios de pesquisa, minicurso e oficinas. As áreas contempladas são as artes visuais, circo, dança, design popular, música, patrimônio cultural, teatro, audiovisual, bastidores das artes e gestão e produção cultural.

“Reconhecida internacionalmente pelo ‘Prêmio Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) – Cidade do México – Agenda 21 da Cultura’, o Arena é hoje uma das principais políticas continuadas de formação pública em artes e cultura no país”, explica Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura.

Cursos de longa duração e módulo Transversal

Uma outra novidade é que a Escola Livre de Artes voltará a oferecer cursos de longa duração e o módulo Transversal, que contempla conteúdos das dez áreas abrangidas pela arena. O Centro de Referência das Juventudes, próximo à Praça da Estação, voltará a ser ocupado para ofertar 4 atividades de circo.

O Mumo (Museu da Moda) também voltará a fazer parceria com a escola de artes, para a realização de uma atividade na área de Bastidores das Artes. Outra instituição parceira será o CRDança, com uma atividade na área da dança. Já as atividades de formação na área de audiovisual acontecerão no Cine Santa Tereza.

As ações são voltadas para três grupos: pessoas a partir de 14 anos, pessoas de todas as idades e crianças de 0 a 6 anos. Se o número de inscritos exceder o número de vagas disponíveis, haverá uma seleção pautada em critérios como assiduidade, pontualidade, presença qualificada e contribuição para o grupo nos primeiros encontros.

Lista de atividades disponíveis

Neste link, a prefeitura disponibilizou a lista com todas as atividades formativas disponíveis, bem como o formato de cada uma delas, número de vagas e período de realização. As inscrições podem ser realizadas até dois dias úteis antes da aula inicial do curso de interesse, ou durante as duas primeiras semanas de aula.

A ordem de convocação para as atividades seguirá o número de vagas disponíveis. As inscrições devem ser realizadas no portal da PBH (acesse aqui). Os cursos on-line serão ministrados na plataforma de Educação Aberta À Distância da Prefeitura de Belo Horizonte.

“A formação artística e cultural é um dos importantes eixos estratégicos da política pública de cultura de Belo Horizonte para inclusão cultural e promoção do acesso e de oportunidades na cultura”, afirma a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras.

Ela acrescenta: “Por meio da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, cidadãos e cidadãs dos mais diversos territórios da cidade têm a possibilidade de vivenciar experiências de reflexão, formação e criação artística. A Escola pública e gratuita assegura, anualmente, o acesso de milhares de pessoas a cursos e oficinas”.

O post Escola Livre de Artes em Belo Horizonte abre 2 mil vagas em cursos gratuitos da área cultural apareceu primeiro em BHAZ.

Outras notícias:

Publicidade

Previous
Next