fbpx
domingo, 14 de julho de 2024

Contato

Exclusão da mulher na política motiva audiência

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Desafios para vencer a sub-representação feminina serão debatidos nesta sexta-feira (24) pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Apesar de serem a maioria do eleitorado, as mulheres ainda são sub-representadas na política. Com as eleições municipais se aproximando, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realiza audiência pública, nesta sexta-feira (24/5/24), para debater os fatores dessa exclusão e os desafios para as candidatas mineiras.

A discussão foi solicitada pela presidenta da comissão, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), e será realizada no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na reunião, será apresentado o conteúdo da cartilha “Violência Política contra as Mulheres em Perspectiva Interseccional”, elaborada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais (Nepem-UFMG).

Conforme destacado pelo gabinete da deputada, dos 853 municípios mineiros, 22% não têm sequer uma vereadora e 39%, apenas uma. No Estado, há somente uma prefeita negra, em São Gotardo (Triângulo Mineiro). No Brasil, em 978 municípios não há representação feminina nas câmaras e em 3.185 não há vereadora negra. Nas prefeituras brasileiras, 88% dos titulares são homens.

Foto: Reprodução internet

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.