quinta-feira, 2 de maio de 2024

Contato

Fabricados em Sete Lagoas, são entregues os primeiros blindados Guarani para as Filipinas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Na manhã de 28 de junho, na fábrica da IDV LATAM (Iveco Defence Vehicles Latin America), localizada na cidade de Sete Lagoas (MG), ocorreu a cerimônia de recebimento das cinco primeiras viaturas blindadas de transporte de pessoal 6X6 Guarani pelo Exército das Filipinas.

Este lote faz parte de uma encomenda de 28 unidades, feita em 2020, sendo que os restantes das entregas estão previstas para ocorrer em 2023  e 2024, com 10 e 13 viaturas, respectivamente. Os cinco exemplares entregues devem ser embarcados para as Filipinas nas próximas semanas, onde serão integrados aos sistemas de armas remotamente controladas (SARC), sistemas de gerenciamento de batalha TORCH-X TM e rádios definidos por software E-LynX TM, todos da Elbit Systems.

A entrega foi feita pela empresa Elbit, a responsável pela venda e principal contratada do programa junto ao governo filipino, e contou com todo o suporte da empresa Ares Aeroespacial e Defesa, que ficou encarregada do programa no Brasil.

Outra venda recente do Guarani foi para Gana, que adquiriu 10 viaturas em 2021, e que deverá receber seu primeiro exemplar ainda este ano, sendo que as nove restante tem previsão de entrega para 2023. Esta aquisição tem uma particularidade bem relevante, pois um dos exemplares adquiridos será da nova versão de Comando e Controle (C2), que esta em desenvolvimento.

Além do Brasil, Filipinas e Gana, o Guarani já esta em uso no Líbano, em sua Força de Segurança Interna, a Internal Security Forces (ISF), que recebeu 16 unidades em 2015; participa de concorrências de programas de aquisição na Argentina (onde foi testado recentemente) e na Malásia; e está sendo cotado por diversas outras forças, indicando que novas exportações podem ser anunciadas, principalmente na América Latina, África e Sudoeste Asiático, colocando nosso país novamente no seleto grupo de fornecedores deste tipo de equipamento militar.

Fonte: Tecnologia e Defesa.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.