fbpx
domingo, 14 de julho de 2024

Contato

Febre e coriza? Confira 7 sintomas que sinalizam a gripe

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A gripe é uma das doenças mais comuns durante o inverno, favorecida pelo clima frio, tempo seco e ambientes fechados que contribuem para a disseminação do vírus influenza. A nutricionista Patrícia Ruffo, da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil, explica que o vírus da gripe infecta o nariz, a garganta e as vias aéreas, com sintomas que podem variar de leves a graves.

Riscos e Complicações

Patrícia destaca que a gripe pode causar sérias complicações de saúde, especialmente em indivíduos com doenças crônicas, idosos e crianças menores de 2 anos, aumentando os níveis de mortalidade. Entre as doenças oculares e sistêmicas que podem levar à cegueira estão catarata, retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Principais Sintomas da Gripe

1.  Febre: Aumento da temperatura corporal acima de 37,3 graus, acompanhada de sudorese e desidratação leve. A ingestão de água e eletrólitos é recomendada.
2.  Tosse: Forma do corpo de eliminar agentes irritantes da garganta. Mel pode ajudar a acalmar a tosse.
3.  Dor de garganta: Pode dificultar a ingestão de alimentos e líquidos. Líquidos quentes e gelados podem aliviar os sintomas.
4.  Coriza ou nariz entupido: Inflamação nas passagens nasais. Alimentos apimentados e caldos quentes podem ajudar.

Prevenção e Tratamento

A melhor forma de prevenir a gripe é a vacinação anual. Mesmo vacinado, pode-se contrair a gripe, mas os sintomas tendem a ser mais leves. Manter hábitos saudáveis e buscar atendimento médico ao apresentar sintomas são medidas importantes.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.