A gripe é uma das doenças mais comuns durante o inverno, favorecida pelo clima frio, tempo seco e ambientes fechados que contribuem para a disseminação do vírus influenza. A nutricionista Patrícia Ruffo, da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil, explica que o vírus da gripe infecta o nariz, a garganta e as vias aéreas, com sintomas que podem variar de leves a graves.
Riscos e Complicações
Patrícia destaca que a gripe pode causar sérias complicações de saúde, especialmente em indivíduos com doenças crônicas, idosos e crianças menores de 2 anos, aumentando os níveis de mortalidade. Entre as doenças oculares e sistêmicas que podem levar à cegueira estão catarata, retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Principais Sintomas da Gripe
1. Febre: Aumento da temperatura corporal acima de 37,3 graus, acompanhada de sudorese e desidratação leve. A ingestão de água e eletrólitos é recomendada.
2. Tosse: Forma do corpo de eliminar agentes irritantes da garganta. Mel pode ajudar a acalmar a tosse.
3. Dor de garganta: Pode dificultar a ingestão de alimentos e líquidos. Líquidos quentes e gelados podem aliviar os sintomas.
4. Coriza ou nariz entupido: Inflamação nas passagens nasais. Alimentos apimentados e caldos quentes podem ajudar.
Prevenção e Tratamento
A melhor forma de prevenir a gripe é a vacinação anual. Mesmo vacinado, pode-se contrair a gripe, mas os sintomas tendem a ser mais leves. Manter hábitos saudáveis e buscar atendimento médico ao apresentar sintomas são medidas importantes.