Fernando “Fefo” Barrichello, de 19 anos, foi anunciado nesta sexta-feira (29) como novo piloto da equipe AIX Racing para a temporada 2026 da Fórmula 3. O brasileiro, filho do ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, já fará sua estreia neste ano, participando da última corrida de 2025, no circuito de Monza, na Itália.
“Estou extremamente grato por essa oportunidade. Muito trabalho duro foi colocado para chegar a esse momento. Que honra poder representar o Brasil em algo tão grande. Vamos com tudo”, comemorou Fefo.
Natural de São Paulo e nascido em 2005, o piloto começou no kart em 2015 e, em 2022, migrou para os monopostos, onde competiu na Fórmula 4 Brasil, conquistando duas vitórias e o sétimo lugar geral. Nos anos seguintes, também disputou campeonatos nos Emirados Árabes e na Espanha. Em 2024, passou a correr na Eurofórmula e terminou sua primeira temporada em terceiro lugar geral.
Na AIX Racing, Fefo terá como companheiro de equipe o cingalês Yevan David. O chefe da equipe, Kenny Kirwan, destacou a aposta no talento do brasileiro e explicou a decisão de colocá-lo já em Monza como preparação para o próximo ano: “Será uma experiência inestimável para sua evolução e acreditamos que ele terá uma contribuição valiosa para o futuro da equipe.”
Com sua chegada, o Brasil passa a contar com representantes em todas as principais categorias do automobilismo mundial: Gabriel Bortoleto na Fórmula 1, Rafael Câmara (campeão da F3 de 2025) e Emerson Fittipaldi Jr. na Fórmula 2, além de Fefo na Fórmula 3.
📸 Foto: Divulgação
📰 Fonte: ge