fbpx

Fora da pauta! Câmara fará reunião com servidores da Educação antes de votar polêmico projeto de reajuste

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O polêmico projeto de reajuste salarial dos servidores da Educação de Matozinhos foi retirado da pauta de votação da reunião ordinária desta terça-feira (29). Os demais projetos de recomposição e reajuste serão votados normalmente.

O Presidente da Câmara de Matozinhos, Vereador Marcinho do Liberdade, informou ao Por Dentro de Tudo os vereadores irão conversar com os educadores antes da votação. “Temos uma reunião marcada com eles (profissionais da educação) nesta quarta-feira, dia 30, às 18 horas. Retiramos da pauta em respeito a esses profissionais”, explicou.

O projeto em questão é o PL 2664/2022, que concede reajuste salarial aos servidores da Educação. Na sexta-feira, a matéria foi aprovada em 1º turno por 8 votos favoráveis e 5 contrários. Vários vereadores debateram o tema na tribuna. Em Matozinhos, o reajuste concedido é de 10.18%, sendo que o piso salarial do magistério exigido pelos profissionais é 33.24%.

Na justificativa do projeto, o Executivo ressalta que “tendo sempre em pauta a valorização de nossos servidores, porém, atento à realidade do Município, bem como à Lei de Responsabilidade Fiscal, apresentou o Projeto de Lei que visa à concessão de reajuste salarial aos servidores públicos da educação do Poder Executivo do Município de Matozinhos. O reajuste promovido, no caso das classes de l a VII visa adequar os vencimentos atuais dos servidores ao mínimo salarial previsto no inciso VII do art. 7° da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, bem como ao previsto na Lei Federal n° 11.738, de 16 de julho de 2008 e no art. 50 da Lei n° 2.001, de 09 de abril de 2007. Já, no caso das classes VIII a X visa a recompor as perdas de vencimentos que vêm se acumulando ao longo dos anos, utilizando-se, como parâmetro, o índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado pelo IBGE”.

PARALISAÇÃO

Insatisfeitos com o reajuste, e como forma de protesto, haverá uma paralisação da Rede Municipal de Ensino de Matozinhos na próxima quinta-feira (31). O pedido é que seja cumprido o reajuste do piso do magistério de 33.24%.

Encontre uma reportagem