A prática esportiva em Sete Lagoas ganhou um incentivo que pode ser considerado exemplar. Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a empresa Gerdau formalizou parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas e colocou em prática o projeto “Caminho Suave”, que vai oferecer aulas de judô para crianças e adolescentes do município.
O projeto foi idealizado pela Associação AJUDÔU e já atente a 47 alunos de 6 a 17 anos e poderá chegar a 100 atletas. As aulas são ministradas no Ginásio Vinício Dias Avelar nas manhãs de segunda e quarta-feira (8h às 11h) e nas tardes de terça e quinta-feira (13h às 16h). “Mais uma notícia boa para Sete Lagoas, agora para o Esporte. Trabalhamos muito para fazer as leis de incentivo funcionarem e agora estamos colhendo os resultados. Aproveito para convidar empresas para participar e exercer seu papel de responsabilidade social”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
O lançamento e a entrega do material para os alunos foi nesta sexta-feira, 18 de março, no gabinete do prefeito, e as expectativas são as melhores possíveis. Estiveram presentes o professor Herivelton Paulo Martins, e os alunos Lucas Davi e Alice Teixeira. Segundo um estudo da Unesco, o judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens, já que promove uma educação física integral. O esporte permite, por meio do conhecimento e prática regular, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras.
A Secretaria Adjunta de Esportes está de portas abertas para implantar novos projetos por meio da Lei de Incentivo. Outro projeto de grande alcance já está em andamento, mas a perspectiva é por uma participação cada vez maior das empresas da cidade. “Agradecemos à Gerdau e ao AJUDÔU. Fizemos um seminário detalhando o caminho como aprovar projetos na Lei de Incentivo a nível federal e estadual. Já aprovamos dois e muitas associações de bairros estão neste caminho. Empresas de Sete Lagoas, participem e doem recursos que seriam destinados ao Governo Federal. Vamos investir no futuro de nossas crianças e adolescentes”, declarou Fabrício Fonseca, secretário adjunto de Esportes. O segundo projeto é o “Movimentar” patrocinado pela Multiténcica e idelalizado pela Liga Eclética Desportiva Setelagoana.
O projeto “Caminho Suave” contribui ainda para amenizar os impactos traumáticos provocados pela pandemia da Covid-19, que deixou inúmeras sequelas emocionais e prejudicou a convivência e a prática de exercício físico do público-alvo. As vagas ainda estão abertas e podem ser feitas no Ginásio Vinício Dias de Avelar, nos dias e horários do projeto.