Equipamento não letal de menor potencial ofensivo é capaz de neutralizar temporariamente um indivíduo infrator
Guarda Civil Municipal (GCM) mais qualificada significa população mais segura. Em mais um treinamento, realizado na última sexta-feira, 24 de maio, no Unifemm, os agentes municipais de segurança de Sete Lagoas sentiram na pele o que o infrator sente quando recebe uma descarga elétrica de sete mil volts e 27 mili amperes. O choque é emitido pela spark, uma arma não letal de menor potencial ofensivo, mas suficiente para neutralizar o indivíduo que insistir em algum ato violento após a ordem dos agentes.
“Essa nova qualificação é um complemento do módulo 1 que contemplou os agentes químicos, granadas de emissão e explosivas e munição de impacto controlado. Esse segundo módulo contempla o dispositivo elétrico incapacitante, a DSK-700 e a AZ-2.0, os populares Sparks, da marca Condor. São equipamentos que emitem pulsos elétricos, com ação neuromuscular para incapacitar o indivíduo com ciclos de eletrochoques de cinco segundos”, explica o instrutor da Polícia Civil, Ednilson de Almeida Pires.
A GCM Aline Brandão de Lima foi corajosa e passou pela experiência de ser atingida pelo equipamento. “É um choque que se, se não estiver ninguém te segurando, você pode ir ao chão e desmaiar. É um choque forte, uma sensação de que a perna adormece e a gente fica impossibilitado de ter qualquer reação. É mais uma capacitação para a nossa segurança”, acredita.
Além da qualificação de seus agentes, a Guarda Municipal também adquiriu novos equipamentos, coletes, armamentos e viaturas. Para o comandante da Guarda, Sérgio Andrade, trata-se de mais um importante investimento feito pela atual gestão municipal em benefício da segurança da população. “Tivemos outras capacitações, como a habilitação de todos os GCMs para operar arma de fogo, além de instrumentos de menor potencial ofensivo, além, claro de cinco novas viaturas adquiridas recentemente e mais duas que estão para chegar em breve”, anunciou. A valorização da Guarda Municipal se reflete em bons números. De acordo com Andrade, apenas de janeiro a março desse ano a GCM realizou 4.228 atendimentos, entre ocorrências e pedidos de informações.
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