fbpx
sexta-feira, 14 de junho de 2024

Contato

Guarda Civil Municipal se qualifica para o uso de armas de eletrochoque

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Equipamento não letal de menor potencial ofensivo é capaz de neutralizar temporariamente um indivíduo infrator

Guarda Civil Municipal (GCM) mais qualificada significa população mais segura. Em mais um treinamento, realizado na última sexta-feira, 24 de maio, no Unifemm, os agentes municipais de segurança de Sete Lagoas sentiram na pele o que o infrator sente quando recebe uma descarga elétrica de sete mil volts e 27 mili amperes. O choque é emitido pela spark, uma arma não letal de menor potencial ofensivo, mas suficiente para neutralizar o indivíduo que insistir em algum ato violento após a ordem dos agentes.

“Essa nova qualificação é um complemento do módulo 1 que contemplou os agentes químicos, granadas de emissão e explosivas e munição de impacto controlado. Esse segundo módulo contempla o dispositivo elétrico incapacitante, a DSK-700 e a AZ-2.0, os populares Sparks, da marca Condor. São equipamentos que emitem pulsos elétricos, com ação neuromuscular para incapacitar o indivíduo com ciclos de eletrochoques de cinco segundos”, explica o instrutor da Polícia Civil, Ednilson de Almeida Pires.

A GCM Aline Brandão de Lima foi corajosa e passou pela experiência de ser atingida pelo equipamento. “É um choque que se, se não estiver ninguém te segurando, você pode ir ao chão e desmaiar. É um choque forte, uma sensação de que a perna adormece e a gente fica impossibilitado de ter qualquer reação. É mais uma capacitação para a nossa segurança”, acredita.

Além da qualificação de seus agentes, a Guarda Municipal também adquiriu novos equipamentos, coletes, armamentos e viaturas. Para o comandante da Guarda, Sérgio Andrade, trata-se de mais um importante investimento feito pela atual gestão municipal em benefício da segurança da população. “Tivemos outras capacitações, como a habilitação de todos os GCMs para operar arma de fogo, além de instrumentos de menor potencial ofensivo, além, claro de cinco novas viaturas adquiridas recentemente e mais duas que estão para chegar em breve”, anunciou. A valorização da Guarda Municipal se reflete em bons números. De acordo com Andrade, apenas de janeiro a março desse ano a GCM realizou 4.228 atendimentos, entre ocorrências e pedidos de informações.

Prefeitura de Sete Lagoas – gestão eficiente para a cidade seguir em frente!

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.