Cinco homens foram presos em flagrante, suspeitos de transportar minério extraído de forma ilegal em região próxima ao Morro do Chapéu, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles foram descobertos nesta quinta-feira (10), após operação conjunta entre a Polícia Federal e a Guarda Civil Municipal de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.
Denúncias levaram os agentes da Guarda ao início das investigações. A informação era de que caminhões carregados com minério passavam diariamente pelo Centro da cidade, durante a madrugada.
A movimentação foi monitorada pela Guarda Municipal, por meio de câmeras de circuito de segurança. Por volta das 2h30 desta quinta-feira (10), os motoristas foram abordados na rua Engenheiro Simão Lacerda, no bairro Padre Eustáquio.
Os motoristas contaram que o material seria levado para o distrito de Córrego do Bação, em Itabirito. Eles não apresentaram nota fiscal. Ainda segundo os suspeitos, o minério seria utilizado para suposto serviço de terraplanagem.
Os homens foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, no bairro Gutierrez, na Região Oeste de Belo Horizonte.
Doze agentes da Guarda Municipal estiveram envolvidos na ocorrência.
De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos devem responder pelo crime de usurpação do patrimônio da União.
Os cinco caminhões foram apreendidos e levados para o pátio da Guarda Municipal, onde serão periciados.
Fonte: Globo Minas.