fbpx
quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Contato

Inadimplência cai em Minas pelo segundo mês consecutivo; quase 14 mil pessoas saíram da lista de devedores em agosto

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais registrou uma redução significativa no número de inadimplentes pelo segundo mês consecutivo. Em agosto, o Estado contabilizou cerca de 14 mil pessoas a menos na lista de devedores em relação a julho. Segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa, divulgado nesta terça-feira (24/9), houve uma queda de 0,12 ponto percentual no total de endividados. O principal fator para esse recuo foi a redução de dívidas no segmento de Bancos e Cartões, que caiu 0,6 ponto percentual, seguido pelas contas básicas, como água, luz e gás, que recuaram 1,7 ponto percentual.

No Brasil, o número total de inadimplentes também diminuiu, com uma redução de 200 mil nomes no cadastro de negativação, alcançando a terceira menor marca do ano, apesar de ainda contar com 72,4 milhões de devedores. Entre os setores que mais contribuíram para essa melhora, destaca-se o de serviços, que teve uma queda de 1,22 ponto percentual. Já o setor de telecomunicações apresentou um leve aumento de 0,5 ponto.

Fernando Gambaro, gerente da Serasa, destaca que a tendência de queda da inadimplência, observada desde maio, reflete tanto fatores econômicos quanto comportamentais. Ele aponta a estabilização de índices como a inflação e a taxa de emprego, além do crescente interesse dos consumidores em renegociar suas dívidas. “O volume de renegociações vem aumentando porque as pessoas estão buscando recuperar o acesso ao crédito e adquirir mais educação financeira”, explica.

A Serasa também está oferecendo uma oportunidade de renegociação de dívidas por meio de sua plataforma Limpa Nome, com 550 milhões de dívidas de mil empresas disponíveis para negociação com descontos.

Fonte: O Tempo
Crédito da foto: Cristiane Mattos

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.