Com a alta circulação do vírus da influenza, várias regiões do Brasil enfrentam um aumento expressivo nas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta terça-feira (8), estados das regiões Norte, Centro-Sul e o Ceará apresentam níveis moderados a altos de internações pela gripe.
Ao todo, 13 unidades federativas estão em alerta ou alto risco: Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, explica que “o crescimento das hospitalizações pelo vírus da influenza A atinge principalmente jovens, adultos e idosos”. Embora o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) ainda represente 55,7% dos casos positivos nas últimas quatro semanas, a influenza A já responde por 26,7%, sendo a segunda infecção mais comum no período.
Em algumas cidades, o agravamento do cenário levou à decretação de emergência em saúde pública.
Sintomas e cuidados
A gripe costuma causar sintomas intensos, como:
- Espirros
- Tosse
- Dor de garganta
- Dor no corpo
- Febre
- Fadiga
- Falta de apetite
Médicos recomendam repouso, hidratação e o uso de medicamentos para alívio dos sintomas. Se o quadro não melhorar em alguns dias, a orientação é buscar atendimento médico para evitar complicações, como pneumonia.
A vacinação contra a influenza, iniciada em abril, é essencial para prevenir casos graves e hospitalizações.
Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Fonte: G1/Fiocruz