Instituições policiais rebatem críticas de ministro da justiça que disse que “polícia prende mal”

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Seis importantes organizações que representam as forças policiais do Brasil emitiram um manifesto de repúdio contra declarações feitas por um ministro da Justiça sobre o trabalho da polícia no país. As críticas foram direcionadas a um comentário do ministro, que afirmou que as prisões realizadas pela polícia são frequentemente equivocadas, obrigando o Judiciário a liberar os detidos.

As instituições alegaram que o ministro demonstra desconhecimento da realidade das forças policiais e que suas palavras são desqualificadas para o debate sobre segurança pública. O manifesto, além de refutar as acusações, criticou a proposta de uma PEC da Segurança Pública, defendida pelo ministro, que, segundo as entidades, não resolve os reais problemas enfrentados pelas instituições de segurança.

Em seu comunicado, as organizações convidaram o ministro para uma visita a locais de homenagem aos policiais mortos em serviço, a fim de refletir sobre a gravidade das consequências de suas declarações. O documento também reiterou que as entidades não apoiam a PEC, considerando-a ineficaz e prejudicial para o avanço das políticas de segurança pública no Brasil.

Em resposta, o Ministério da Justiça afirmou que o comentário surgiu devido a dificuldades na integração de informações entre as polícias e o Judiciário, o que impacta a eficiência do sistema de segurança.

Foto: iStock

Fonte: CNN

Encontre uma reportagem