Iphan oferece oficina sobre edital do Prêmio Rodrigo em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Evento online será nesta terça-feira, às 17h, e o link da transmissão deverá ser solicitado por e-mail

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura (Secult) e ao Ministério do Turismo, realiza oficina online para público de Minas Gerais interessado em se inscrever na 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A oficina acontece na próxima terça-feira (10/08), às 17h.  Para participar, basta solicitar o link de inscrição pelo e-mail: [email protected].

 “Com a oficina queremos aumentar as chances de as ações inscritas serem habilitadas, evitando desclassificações por não enquadramento nos critérios do edital ou por equívocos no preenchimento do formulário”, destaca a superintendente do Iphan MG Débora do Nascimento França.

O estado de Minas Gerais teve ações entre as vencedoras do Prêmio Rodrigo das duas ultimações edições. Em 2019, a ação “Mina Du Veloso”, realizada pelo Coletivo Du Veloso, com narrativa histórica sobre Ouro Preto foi uma das vencedoras. Em 2020, foi a vez da ação da Fundação de Arte Ouro Preto (FAOP ) ser reconhecida pela ação  “Formação de Restauradores em estreita relação com comunidades de Minas Gerais”. Iniciativas de Minas também foram premiadas em 2017, 2016, 2015, 2015, entre outros anos.

A 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade está com inscrições abertas até 15 de agosto. O concurso nacional que reconhece iniciativas de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro traz novidades em 2021. Além de contar com categoria que vai destacar iniciativas realizadas e adaptadas ao contexto da pandemia, houve a integração entre as dimensões do patrimônio material e imaterial em uma única categoria.

Cada vencedor será premiado com o valor de R$ 20 mil. Podem inscrever ações no prêmio o poder público (municipal, estadual e federal), cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa. Fundações e empresas privadas poderão ser indicadas a menção honrosa, segmento no qual não há remuneração em espécie, mas confere certificação e selo do Prêmio Rodrigo 2021. 

Mais informações na página do Prêmio Rodrigo 2021

Serviço:
Oficina Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021
Data: 
10 de agosto, às 17h
Inscrições: basta enviar um e-mail para [email protected]

Encontre uma reportagem