Morando na Ucrânia há pouco menos de um ano, o jogador mineiro Guilherme Smith, de 18 anos, foi às redes sociais relatar o desespero vivido pela família e amigos em meio à tensão militar no país europeu. Na gravação, ele conta sobre as limitações enfrentadas em Luhansk, onde mora, e pede ajuda para o governo brasileiro.
“Estamos aqui passando por uma situação difícil, e pedimos ajuda de vocês para compartilhar esse vídeo, para que o governo brasileiro possa nos ajudar”, conta o mineiro de Juiz de Fora, que atualmente defende o Zorya.
No vídeo, Guilherme aparece com dois amigos brasileiros, companheiros de clube, e uma mulher que segura uma criança – ela é esposa de um dos atletas. O grupo se divide nas falas, e ressalta a situação de momento no país.
“As fronteiras estão fechadas, o espaço aéreo já não opera mais, e pedimos a ajuda de vocês para que esse vídeo chegue às autoridades brasileiras e na embaixada da Ucrânia”, explicou um dos companheiros.
A mulher que aparece no vídeo ainda completa que as famílias não recebem qualquer informação sobre o que acontece, o que aumenta a tensão entre todos. “O que nós recebemos foi um pedido para ficar tranquilo, mas isso não é possível agora”, desabafou.
Guilherme Smith foi contratado pelo clube ucraniano em julho de 2021, vindo das categorias de base do Botafogo. Ele assinou contrato de três anos com a equipe, e se mudou para o país europeu na mesma época, quando tinha acabado de completar 18 anos.