sexta-feira, 26 de abril de 2024

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Lamas Destilaria, produzida em Matozinhos, tem capacidade de produção de 30 mil litros de uísque por ano

Por Dentro De Tudo:

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Na Whisky Bible 2021, a Bíblia do Uísque, de Jim Murray’s – escritor inglês que já provou mais de 20 mil rótulos ao longo da carreira –, são avaliados 1.252 exemplares. Além de eleger o melhor uísque do ano, Murray’s pontua as bebidas de 0 a 100. E o Nimbus, o single malte da Lamas Destilaria, de Minas Gerais, foi avaliado em 93 pontos. “Os que ficam entre 90 e 93,5 pontos são considerados por ele geniais”, comemorou Luciana Lamas, diretora de marketing da destilaria, que fica em Matozinhos.

Mas, muito além da superpontuação do Nimbus (“nuvem”, traduzido do latim), a Lamas Destilaria – que tem no portfólio uísque, rum, gim, cachaças, vodca e cervejas – está com uma capacidade produtiva preparada para crescer nos próximos anos. “Atualmente, produzimos de 10% a 15% da capacidade anual”, calcula Luciana. No caso dos uísques, a capacidade de produção é de cerca de 30 mil litros por ano. “O carro-chefe é o uísque. Temos Canem, Plenus, Verus e Nimbus. Em seguida, vem o gim, com capacidade de produção de 80 mil litros por ano”, explica.

Para o envelhecimento das bebidas, a Lamas tem próximo de mil barris, com a predominância do carvalho americano. “Mas alguns são de bálsamo, amburana e jequitibá-rosa, madeiras para edições limitadas de cachaça e uísque, e ainda tem os barris de carvalho europeu”, conta Luciana.

Mercado Central

Com cerca de 30 pontos de venda, a maior parte deles em Minas Gerais, Luciana conta que nem todos os representantes têm o portfólio completo à venda, o que, para a diretora, é algo a ser muito explorado. “Mas tem o portfólio completo na loja-conceito das Lamas no Mercado Central, em Belo Horizonte”, convida. Além disso, a marca tem a loja virtual, que pode ser acessada no endereço bagy.app/lamasdestilaria. O gim também é encontrado no Verdemar. Além disso, está em estudo a parceria com um distribuidor de Luxemburgo, na Europa, para as vendas do uísque.

Sobre os futuros desafios da empresa familiar, Luciana diz que a Lamas valoriza o processo artesanal. “Conseguimos degustar em determinados pontos do processo de fabricação do destilado para ter um resultado sensorial melhor no final. Conseguimos fazer o controle de forma mais artesanal, e isso é uma parte em que temos o grande apreço na marca. Queremos a qualidade diferenciada nas bebidas. A produção em larga escala inviabiliza o refinamento da bebida. Na etapa da destilação conseguimos refinamento pelo perfil sensorial, degustando a bebida”, conclui.

Maturação

A diretora de marketing da Lamas Destilaria, Luciana Lamas, conta que o uísque da marca passa por cinco a seis anos de maturação. São quatro uísques, sendo o Canem um blended de uma mistura de 2/3 de grain uísque e 1/3 de malte. Já o Plenus, o Verus e o Nimbus são single malte.

Luciana explica que o blended é cevada e mistura de grãos, sendo mais leve. Já o single malte leva só cevada e é produzido em uma única destilaria, tendo um perfil sensorial mais complexo, com aspecto mais encorpado. “Sempre gostamos de ter lançamentos diferenciados de uísque. Neste ano já estamos com uma parceria com um mestre na área de charuto maturando um uísque com foco para a harmonização com charuto”, informa Luciana.

Em tempos de pandemia, a diretora diz que há uma resistência das empresas em colocar à venda novos produtos. “É uma fase desafiadora para todos”, avalia a diretora.

Empresa investiu R$ 3 milhões para ter a estrutura

Lamas Destilaria começou a funcionar como empresa em 2019, depois de um investimento de R$ 3 milhões em maquinário, e tudo o que foi necessário em estrutura da destilaria, segundo Luciana Lamas, diretora de marketing da marca. “Meu avô, Olney Lamas, tinha uma fazenda em Descoberto, na Zona de Mata mineira, com alambique, onde fazia a cachaça para consumo familiar. Talvez ele tenha influenciado a paixão de toda a família”, lembra Luciana.

A destilaria começou no mesmo caminho, quando o pai de Luciana iniciou uma produção em Matozinhos, na região metropolitana de Belo Horizonte, para dar de presente para amigos e parentes. O projeto dos irmãos Lamas nasceu em 2007, mas se formou como empresa em 2019.

Antes da destilaria, o começo foi com a produção de cachaça artesanal. Ao mesmo tempo, os irmãos Lamas se dedicaram ao estudo do uísque, que sempre foi a paixão dos empresários. “Iniciaram a produção voltada para o consumo da família e amigos, e, enquanto as pessoas iam tomando e presenteando com a bebida, isso mostrou que a gente tem uma bebida de muita qualidade. Um destilado. E decidimos profissionalizar a empresa e compartilhar com outros amantes de uísque”, conta. Luciana diz que no portfólio entraram outros destilados (gim, vodca, rum), além das cervejas artesanais, com uma sinergia nos processos de produção.

Sustentabilidade

A energia elétrica usada na Lamas Destilaria provém de painéis fotovoltaicos, e a água descartada é reaproveitada na indústria vizinha, que também é da família.

Portfólio

– A Lamas Destilaria tem quatro uísques: Canem; o Plenus, nota 85,5 de Jim Murray’s; o Verus, nota 87 de Jim Murray’s; e o Nimbus
– Dois runs: Norma Ouro e Norma Cristal
– Cinco gins: London, Balm, Cerise, Iris e Ruby
– Quatro cachaças na linha Libertas
– Uma vodca: Sensus
– Cinco cervejas: Pilsen, Belgian, APA, IPA e Stout

Fonte: O Tempo.

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