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Lula segue na liderança, mas Bolsonaro encurta diferença nas intenções de voto, diz pesquisa

Por Dentro De Tudo:

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Uma nova pesquisa de intenção de votos realizada pelo PoderData revela que a diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) caiu para oito pontos percentuais, no primeiro turno. De acordo com o levantamento, feito entre 27 de fevereiro e 1º de março, o ex-presidente tem 40% das intenções de voto e o atual ocupante da cadeira tem 32%.

Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) estão tecnicamente empatados pelo terceiro lugar. O primeiro tem 7% das intenções e o segundo tem 6%, mas a diferença está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos.

Eduardo Leite, que é filiado ao PSDB, mas deve disputar as eleições pelo PSD, tem 3% das intenções, João Dória (PSDB) tem 2%, André Janones (Avante) tem 2% e Simone Tebet (MDB) tem 1%. Luiz Felipe D’Ávila, do Novo, não teve menções suficientes para pontuar na pesquisa.

Lula também venceria segundo turno

O PoderData também fez uma simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Nesse cenário, o petista ganharia do atual presidente com uma diferença de 14 pontos percentuais. O primeiro tem 51% das intenções de voto, contra 37% do atual presidente.

A pesquisa indica uma tendência de recuperação da popularidade de Bolsonaro, que apesar de ainda derrotado, vem crescendo nas intenções de voto. No levantamento anterior do PoderData, entre 13 e 15 de fevereiro, Lula pontuava 54% dos eleitores, contra 32% do militar, diferença de 22 pontos percentuais. Essa diferença já chegou a 25 pontos, entre agosto e setembro de 2021.

Perfil do eleitor

No Nordeste do país e entre os eleitores com renda familiar, Lula tem os seus maiores números nas intenções de voto. Já Bolsonaro, tem suas maiores forças nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O atual presidente também leva vantagem entre o eleitorado evangélico.

Metodologia

Para a pesquisa, o PoderData entrevistou 3 mil pessoas, de 226 municípios, nas 27 unidades da federação. Os participantes responderam as perguntas por chamadas telefônicas, automatizadas ou não. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

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