fbpx

Mais de 100 mil pessoas passaram pela 52ª edição da Festa das Rosas e Flores de Barbacena

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Claudia Leitte – Gabriel Winter.

Tradicional evento ocupou o Parque de Exposições da cidade com programação técnica diversificada, exposições, shows, negócios, além de perfumar e embelezar o local com flores em todo o espaço

A tradicional Festa das Rosas e Flores de Barbacena chegou à sua 52ª edição trazendo uma combinação de beleza, cultura e grandes shows musicais. O evento, realizado pela Prefeitura de Barbacena em parceria com o Sindicado Rural de Barbacena, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, atraiu mais de 100 mil pessoas nos quatro dias de festa, durante em toda a programação que mesclou atrações técnicas e artísticas.

Os visitantes puderam apreciar exposições de stands ornamentados, Mostra de Paisagismo, Feira de Artesanato e o Mercado de Rosas, Flores e Frutas. A 3ª Exposição de Orquídeas de Barbacena foi um dos destaques, assim como o Espaço Agroindustrial e a Feira Regional Tô na Trilha, que apresentaram o melhor da produção local.

O diretor de Cultura, Desporto e Turismo da Prefeitura de Barbacena, Alexandre Braga, ressaltou a importância do evento: “A Festa das Rosas e Flores é uma celebração da nossa cultura e tradição, além de ser uma vitrine para o talento dos nossos artesãos, agricultores e artistas. É uma iniciativa que atrai turistas de diversas partes do estado que vem aqui e injetam dinheiro na nossa economia, além dos moradores do município que buscam desfrutar das experiências que proporcionamos na festa. Temos a projeção de que cada pessoa que passa por aqui gasta em média R$ 150 e impacta toda a cadeia de comércio e serviços barbacenense, dos motoristas de aplicativos aos hotéis, passando por restaurantes, produtores rurais, lojistas e outros agentes que são impactados positivamente por esta iniciativa que voltou a ganhar viés turístico nas últimas edições, colocando Barbacena no mapa nacional novamente das tradicionais festas”, diz.

Algumas excursões registraram presença no evento. Visitantes das cidades mineiras de Belo Horizonte, Chiador, Ouro Preto, Itabirito, Conselheiro Lafaiete, São João Del Rei e Juiz de Fora, além de turistas do Rio de Janeiro (RJ), Londrina (PR) e até Belém (PA) marcaram presença. Mas há pessoas oriundas de outras cidades e estados também, que não registraram, mas desfrutaram da programação da 52ª Festa das Rosas e Flores de Barbacena.

Música e emoção

A programação musical começou na quinta-feira com o show do Padre Fábio de Melo, que emocionou o público com uma apresentação marcada por fé, devoção e momentos de profunda reflexão. Sua performance criou uma atmosfera de espiritualidade que tocou os corações dos presentes.

Na sexta-feira, mesmo sob forte chuva, Claudia Leitte subiu ao palco e entregou um show repleto de energia e animação. A cantora, que foi nomeada embaixadora do evento, expressou sua gratidão pelo convite e não deixou a chuva atrapalhar sua performance, contagiando o público com seu carisma e hits conhecidos. Antes de subir ao palco, a artista fez questão de receber as Princesas das Rosas e Flores no hotel e conversou com as então candidatas ao título máximo da beleza barbacenense.

O sábado foi marcado pelo espetáculo visual e musical de Hungria. O rapper, acompanhado por sua banda, apresentou um show repleto de efeitos especiais, com fogos de artifício e um jogo de luzes impressionante. Além de seus maiores sucessos, o artista também apresentou trabalhos mais recentes, proporcionando uma experiência completa para os fãs.

Para encerrar o evento com chave de ouro, o domingo foi dedicado ao samba e ao pagode. A banda Sunga de Pano aqueceu o público durante a tarde, preparando o terreno para o grande final com Dilsinho, que levou os presentes ao delírio com seus sucessos românticos e dançantes, em uma apresentação repleta de carisma, efeitos visuais e interação com as milhares de pessoas que lotaram o Parque de Exposições para aproveitar os últimos momentos da festa.

Além da música

Paralelamente aos shows, a festa ofereceu uma série de atividades que celebraram a tradição floral de Barbacena. O Concurso Rainha das Rosas e Flores de Barbacena 2024, no último sábado (12), foi um momento memorável. O evento de coroação da nova Rainha, realizado no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, foi marcado por muita beleza e emoção, com os desfiles e a avaliação das 15 princesas candidatas ao novo reinado.

A jovem Kamilly Sarah, com 18 anos, representante da Rosa Ambience e patrocinada pela Deligeli Sorvetes, foi eleita a nova Rainha das Rosas e Flores de Barbacena para o ano de 2024. “A Festa das Rosas e Flores é o evento máximo da beleza barbacenense. É história, é tradição, mas também é evolução. Este ano, marcamos um capítulo especial que representa verdadeiramente toda a diversidade e beleza de Barbacena”, destaca Alexandre Braga.

A recém-coroada Rainha Kamilly Sarah foi ovacionada pelo público e o anúncio do seu reinado teve efeitos pirotécnicos e chuva de papel picado. Ainda no palco, ela recebeu a imprensa presente com lágrimas de emoção e felicidade. “É um mix de sentimentos, meu coração está mega acelerado. Estou muito feliz e orgulhosa por toda a trajetória até aqui. Agradeço imensamente pelo apoio de todos. Prometo que será um reinado intenso, assim como a Kamilly é. Estou pronta para representar Barbacena com todo o meu coração. Como primeira rainha negra em mais de 50 edições da festa, espero inspirar outras jovens a seguirem seus sonhos”, disse.

Na tarde do dia seguinte, domingo (13), a Parada das Rosas e Flores espalharam beleza e simpatia pelo Parque de Exposições, com as Princesas das Rosas e Flores, com a Rainha de 2023, Helena Mota, e a recém-eleita, Kamilly Sarah, e as princesas em veículos antigos distribuindo flores ao público em um cortejo puxado pelos mascotes da festa, Carola e Lelo, e uma tradicional banda de música. Houve ainda o desfile de alegorias florais em carros de propulsão humana, proporcionando um espetáculo visual incrível aos presentes.

“A 52ª Festa das Rosas e Flores de Barbacena não apenas manteve sua tradição, mas também se reinventou, oferecendo uma experiência completa que uniu a beleza das flores à riqueza cultural e musical do Brasil. Com sua combinação única de atrações, o evento reafirmou seu lugar como um dos mais importantes do calendário cultural de Minas Gerais”, finaliza Alexandre Braga, Diretor de Cultura, Desporto e Turismo de Barbacena.

52ª Festa das Rosas e Flores de Barbacena

Realização: Prefeitura de Barbacena e Sindicato Rural de Barbacena

Encontre uma reportagem