Os crimes cometidos contra os idosos apresentaram uma alta de 11% nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mostram que, no período de quatro meses, Minas Gerais contabilizou 31.415 registros de crimes cometidos contra idosos. Uma média de 263 crimes por dia. No mesmo período do ano passado foram contabilizadas 28.266 ocorrências desse tipo.
A importância da denúncia e orientações em relação aos crimes cometidos contra os idosos é ressaltada nesta semana, quando foi lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho. A data foi instituída em 2006 pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. Apesar disso, os crimes cometidos contra os idosos ainda são recorrentes.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública informou que, atualmente, os crimes mais comuns contra pessoas da terceira idade no estado são furto, estelionato e ameaça.
A delegada Renata Ribeiro explica que os registros contabilizados podem ser ainda maiores, devido à situação de vulnerabilidade de alguns idosos.
Desde o ano passado, a Polícia Civil de Minas Gerais conta com uma cartilha com orientações sobre os principais crimes cometidos contra os idosos. Entre eles estão violência física, abuso psicológico, negligência, abandono e abuso Financeiro. O material está disponível no site policiacivil.mg.gov.br.