fbpx

Minas encerra ano com cerca de 200 mil ocorrências de ‘gatos’ na rede elétrica, diz Cemig

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais fecha o ano com cerca de 300 mil ocorrências envolvendo algum tipo de irregularidade na rede elétrica, sendo que 200 mil delas são relativas às ligações clandestinas, os famosos “gatos”. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, pela Cemig, que diz estar atenta às chamadas da população para ajudar a denunciar esta situação.

O gerente de Medição e Perdas da Cemig, Luiz Renato Fraga Rios, garante que a denúncia pode ser anônima. As irregularidades na medição podem ser denunciadas pelo telefone 116 ou pelo site www.cemig.com.br.

Segundo o gerente, em Minas, mais da metade das irregularidades foram verificadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, seguido das regiões Leste e do Triângulo Mineiro. “Estamos monitorando as regiões com maior índice de regularidade para despachar as equipes para fazerem as expressões em campo”, disse.

Essas irregularidades na medição têm várias consequências, de acordo com o gerente. A primeira é a questão da segurança, uma vez que os locais que têm muitas irregularidades no fornecimento de energia elétrica podem sofrer algum tipo de interferência, causando acidentes e levando até a morte. A qualidade do fornecimento também pode ser afetada.

Outro prejuízo é o financeiro. São mais de R$ 450 milhões por ano e parte desse prejuízo é arcado pelos consumidores porque uma parcela dessas perdas é reconhecida na tarifa.

Encontre uma reportagem