Minas inaugura primeiro centro cibernético do Brasil para prevenir ataques em escolas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais deu um passo pioneiro nesta terça-feira (20) ao inaugurar o Centro Integrado de Inteligência Cibernética (Ciberint), o primeiro do país voltado exclusivamente para prevenir, neutralizar e reprimir ataques e violência extrema em instituições de ensino. O espaço funcionará na sede da Agência Central de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no prédio Alterosas, Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A estrutura de alta tecnologia conta com computadores modernos e recursos de última geração para monitorar redes sociais, jogos online, fontes abertas, deep web e dark web, com o objetivo de identificar potenciais ameaças contra escolas. O trabalho será realizado de forma integrada entre diferentes forças de segurança, respeitando a autonomia de cada instituição.

O projeto mineiro foi o melhor avaliado entre as propostas submetidas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, garantindo quase R$ 3 milhões em recursos federais. Além da prevenção de ataques, o Ciberint será um centro de pesquisa e tratamento de denúncias, funcionando como um laboratório para investigação de crimes virtuais.

Segundo o vice-governador Mateus Simões (Novo), o foco principal é o trabalho preventivo, identificando comportamentos de risco entre jovens. “Já conseguimos impedir 43 ataques por meio da atuação digital das nossas polícias. A ideia é agir antes, para evitar tragédias, mas também oferecer suporte após os crimes”, afirmou.

A nova estrutura representa um marco nacional na segurança escolar, com potencial para inspirar outros estados na criação de políticas públicas mais eficazes no combate à violência nas escolas.

📍 Local: Cidade Administrativa, BH

💰 Investimento: R$ 3 milhões (MJSP)

👮‍♂️ Coordenação: Agência Central de Inteligência da Sejusp

🔍 Já evitou 43 ataques em potencial

#SegurançaNasEscolas #Cibersegurança #MinasGerais #ViolênciaEscolar #InovaçãoPública #Ciberint #JustiçaESegurança

Encontre uma reportagem