fbpx

Minas recebe hoje mais de um milhão de testes rápidos de Covid

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas vai receber mais de 1 milhão de testes rápidos para Covid-19 a partir desta quarta-feira (12). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 115.445 serão encaminhados para a população quilombola.

Os testes serão enviados pelo Ministério da Saúde.

A pasta disse que a nova remessa de testes será entregue às Unidades Regionais de Saúde, que serão responsáveis por fazer a distribuição.

Em nota, a SES explicou que, com o envio dos testes, “pretende expandir o diagnóstico da Covid-19 em larga escala, a fim de monitorar a situação epidemiológica e direcionar os esforços na contenção da pandemia no estado”.

De acordo com a Secretaria, os testes devem ser utilizados em pessoas assintomáticas, ou seja, aquelas que não apresentaram sintomas, mesmo depois de terem contato com paciente positivo para a doença.

Nesses casos, deve-se aguardar de cinco a seis dias após o último encontro com o contaminado para realizar a coleta da amostra e testagem, segundo a SES-MG.

“Isso se explica porque, em geral, a maior parte da população tem período de incubação médio de cinco a seis dias, assim, ao coletar no quinto dia, espera-se que tenha terminado o período de incubação médio, aumentando a chance real de detecção no teste rápido de antígeno, em pessoas assintomáticas”, disse SES-MG em nota.

O resultado do teste é disponibilizado em cerca de 15 a 20 minutos e pode ser realizado nas unidades de saúde dos municípios.

Encontre uma reportagem