segunda-feira, 20 de maio de 2024

Contato

Mineiros devem gastar 35% a mais neste Dia das Mães

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais sempre é destaque quando o assunto são as compras para o Dia das Mães, movimentando o comércio e fortalecendo os laços familiares. Neste ano, o cenário é de melhora para os lojistas no estado. Um levantamento realizado pela FCDL-MG indica que o gasto médio do consumidor mineiro deve aumentar em 35% em comparação ao ano passado nesta data.

Em 2023, os mineiros gastaram, em média, R$ 200 em suas compras. Neste ano, a expectativa é que os consumidores gastem em torno de R$ 270 em presentes.

Para o economista da FCDL-MG, Vinicius Carlos Silva, o aumento do ticket médio vem junto ao aumento dos preços, que são fundamentais para alterar a percepção e comportamento de quem vai às compras.

“Neste Dia das Mães, percebemos um aumento significativo na expectativa de gastos, pois os consumidores estão mais dedicados em adquirir produtos com maior valor agregado. Além disso, os mineiros vão buscar estabelecimentos que ofereçam um leque maior de oportunidades em vendas, o que também pode impactar neste valor final”, afirma Silva.

Em relação aos produtos, há variedade entre os mais procurados para o momento:

  • Vestuário (34%);
  • Cosméticos e perfumaria (15,5%);
  • Calçados (11,3%);
  • Eletrônicos (8,2%);
  • Eletrodomésticos (7,2%).

Existe uma razão para os segmentos que mais aparecem como opção e o cenário pode ser um alerta para lojistas em todo o estado, como explica Silva: 

“Os primeiros do ranking sempre saem na frente devido à grande diversificação de produtos existentes e os preços que conseguem sempre atender todos os orçamentos. Além disso, o valor emocional da data por si só leva os consumidores a comprarem produtos mais direcionados para a pessoa. Ou seja, você não compra um presente para a sua casa e sim para homenagear quem faz toda a diferença em sua vida”, destaca o economista.

A pesquisa também aponta como este aumento de preços e o aumento do ticket médio também são consequências de um maior planejamento dos consumidores a se planejarem mais. De acordo com o levantamento, 66% dos mineiros estão se preparando mais para as compras neste Dia das Mães, que pretende movimentar a maioria dos consumidores mineiros (74%) que vão presentear na data.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.