quinta-feira, 25 de abril de 2024

Contato

Missa relembra vítimas três anos após rompimento de barragem em Brumadinho

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, jamais vai esquecer o rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale. Há exatos três anos, 272 vidas foram levadas pela avalanche de lama e, nesta terça-feira (25/1), é dia de relembrar o prejuízo causado na cidade, homenagear as vítimas e unir forças para localizar as seis joias que continuam desaparecidas.
O dia teve início com uma missa celebrada por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário.

Dom Vicente Ferreira que acompanhou o arcebispo, ressaltou a força da fé, que anda lado a lado da luta por justiça. “A Romaria sempre se orienta pela busca da memória dessa tragédia continuada de todas as vítimas dessa tragédia-crime da mineradora Vale, aqui em Brumadinho. Honrar o nome daqueles que foram vitimados e lembrar que foi um crime que nunca deveria ter acontecido e nunca mais pode acontecer. Não há reparação sem justiça. Quem está sendo responsabilizado? Outro dia, escutei uma senhora dizendo: ‘A gente perdoa, mas quem está pedindo o perdão?’. Alguém disse: ‘Eu sou o responsável?’ Já são três anos! Nós temos que parar com esse negócio de minério e dependência, isso está fazendo um buraco na nossa natureza e no coração do nosso povo”, disse. 

“A Romaria é para rezar e pedir força para Deus, mas é também pra denunciar e propor caminhos alternativos”, acrescentou. A cerimônia foi marcada pela dor dos familiares das vítimas.

Com o fim da missa, as pessoas presentes se uniram em uma caminhada até o letreiro de Brumadinho, onde haverá um ato em homenagem às 272 vítimas. O local, está tomado pela imagem de cada uma das joias levadas na tragédia. Seis delas ainda estão desaparecidas:
Cristiane Antunes CamposLuis Felipe AlvesMaria de Lurdes da Costa BuenoNathalia de Oliveira Porto AraujoOlimpio Gomes PintoTiago Tadeu Mendes da Silva

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.