Em Parelhas, no interior do Rio Grande do Norte, um mutirão de cirurgias de catarata realizado em setembro resultou em graves complicações para 15 dos 20 pacientes operados no primeiro dia. Desses, pelo menos 8 tiveram que retirar o globo ocular devido a uma infecção bacteriana causada pela bactéria Enterobacter cloacae. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município nesta terça-feira (15).
Os procedimentos foram realizados nos dias 27 e 28 de setembro, na Maternidade Dr. Graciliano Lordão. Das 48 cirurgias feitas ao todo, 15 pacientes apresentaram sintomas de endoftalmite, uma grave infecção ocular. Além dos 8 que perderam o olho, 4 realizaram vitrectomia, um procedimento para remover o humor vítreo do olho, e outros 3 continuam sob acompanhamento médico.
A empresa Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, contratada pelo município para realizar o mutirão, afirmou em nota que o oftalmologista seguiu os protocolos médicos e de segurança, e que todos os pacientes estão recebendo assistência médica.
A Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) está investigando as causas das infecções. O inquérito civil foi aberto para ouvir as partes envolvidas.
Fonte: Secretaria de Saúde de Parelhas