Um novo protocolo aprovado nesta semana pelo Comitê Extraordinário Covid-19 expandiu o funcionamento do comércio varejista e atacadista em dezembro para cidades que estão na onda vermelha, a mais restritiva do Minas Consciente. Até agora, as atividades do setor eram permitidas nos municípios nas ondas amarelas e verde.
De acordo com o governo, a medida tem objetivo de equilibrar a segurança sanitária e a economia, tendo em vista que dezembro é um dos meses mais importantes para o segmento por causa do natal.
A permissão está condicionada a medidas adicionais que devem ser adotadas pelas prefeituras.
O protocolo vai começar a valer a partir deste sábado (12) e ficará em vigor até o dia 31 deste mês.
Segundo o governo, entre os critérios de segurança, estão o aumento de fiscalização sobre o uso de máscara e limite de um cliente para cada 10 metros quadrados.
Bares
Anteriormente, o governo havia informado que o funcionamento de bares e restaurantes estaria liberado na onda vermelha. Mas, na tarde desta sexta (11), o governo corrigiu a informação: “Apesar do anteriormente divulgado, não é permitido consumo interno nos bares e restaurantes, quando a cidade estiver em onda vermelha”.
Eventos
O Comitê Covid-19 também alterou regras para a realização de eventos, permitidos somente na onda verde.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
O número absoluto de pessoas nos eventos foi reduzido de 500 para 250 pessoas e a metragem passará a ser de 1 pessoa a cada 4 metros quadrados.