segunda-feira, 20 de maio de 2024

Contato

Observatório da Unb confirma tremor de terra de magnitude 3 na escala Richter em Sete Lagoas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O abalo sísmico sentido por moradores de Sete Lagoas e cidades no entorno foi um dos mais fortes registrados nos últimos anos na região. Conforme o Observatório Sismológico da UnB, em Brasília, o tremor foi de magnitude de 3 na escala Richter, o maior registrado no Brasil desde o dia 15 de abril quando o município de Estrela do Norte/GO registrou um tremor de 3.7.

Segundo os moradores de Sete Lagoas, o forte tremor aconteceu por volta das 21h55 desta sexta-feira (29). Algumas pessoas também sentiram a terra tremer em Capim Branco, mas com intensidade menor.

Clayver Samuel contou que a cama chegou a sair do lugar. “Se moveu um pouco. A janela do vizinho trincou. Foi algo assustador”.

Já Ana Vitória estava no Shopping de Sete Lagoas quando o tremor aconteceu. “Tremeu tudo”, disse.

SOBRE O ABALO SÍSMICO

Situações como essa não são novidade na região central de Minas Gerais, onde vários tremores já foram registrados. Na semana passada aconteceu um fenômeno como este, de 2,3 de magnitude, sentido em Pedro Leopoldo, Matozinhos e região, cujo epicentro foi em Prudente de Morais, conforme registro do Observatório Sismológico da UnB, em Brasília.

EXPLICAÇÃO

O que se sabe é que os abalos sísmicos em Minas Gerais vão continuar ocorrendo, mas não é possível datar o próximo abalo.

Como as placas tectônicas são dinâmicas e têm o movimento contínuo, elas acumulam energia e liberam em forma de tremor. Ou seja, isso aconteceu no passado, acontece no presente e vai acontecer no futuro. “Mas não podemos precisar a magnitude e nem quando irão ocorrer os tremores”, explicou o sismólogo geofísico da UnB, Juraci, em entrevista em 2018.

ABALOS NA REGIÃO

Há alguns anos as cidades da região metropolitana de Belo Horizonte sofreram com vários abalos sísmicos. Foram vários registros em Matozinhos, Capim Branco, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais e Funilândia que, na época, registrou 4.3 de magnitude.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.