Neste Dia de Finados, é importante a conscientização de quem vai ao cemitério homenagear seu ente querido. É importante não utilizar vasos de flores com água nos jazigos, uma vez que esses recipientes favorecem a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus e febre chikungunya.
A orientação é que a comunidade escolha por vasos com as flores plantadas na terra ou areia e também retirem as embalagens que envolvam os vasos e/ou flores. Outra dica é não utilizar plantas que acumulem água nas folhas, como as artificiais e as bromélias, e não deixar sobre o jazigo nenhum outro objeto que possa acumular água.
Os casos de dengue na região preocupam. Em Matozinhos o índice está acima da média. Já em Pedro Leopoldo, a Prefeitura divulgou um post sobre o assunto pedindo a compreensão dos visitantes.
“Cada uma na sua fé e crença, deixa flores ou algo semelhante. Pedimos à população que evite deixar recipientes que acumulem água parada, principalmente neste tempo chuvoso, para evitar a proliferação da dengue. A Prefeitura de Pedro Leopoldo se solidariza com as famílias que perderam seus entes queridos, inclusive aqueles que se foram em virtude da COVID-19”, pediu.